O prefeito em exercício de Viamão determinou o pagamento da reposição salarial de 5% aos servidores do quadro geral dos servidores da Prefeitura. O documento assinado por Evandro Rodrigues nesta terça-feira (28) também garante a liberação de valores retroativos a março, data base da categoria.
Aprovado em abril, o percentual não foi pago por estar envolto em questões jurídicas. É ano eleitoral, há o regramento imposto pelo governo federal para suporte aos municípios. Em junho, Russinho tentou revogar o reajuste. A Câmara votou contra o pedido em 16 de julho.
Há que se ficar atento aos desdobramentos jurídicos do ato.
Exoneração
Nesta tarde, a secretária de Educação Simone Rodrigues foi exonerada da pasta. Irmã do prefeito Evandro, ela sofria pressão interna pelo parentesco, embora legalmente não haveria a necessidade por ter sido nomeada ainda por Russinho.
Ela já despediu-se dos colegas e subordinados:
"Queridos, por questões políticas na qual meu irmão tomou posse como prefeito e mesmo não sendo nepotismo, MORALMENTE, pois tem um decreto federal que me ampara, devido eu ter sido nomeada pelo ex-prefeito, e eu sou qualificada para o cargo, mas achamos melhor eu sair.
Agradeço a todos vocês pelo carinho, pela parceria, obrigada por tudo."
Concurso
O prefeito também determinou o chamamento da banca do último concurso público da Prefeitura de Viamão, do cargo de vigilante municipal, na totalidade. De acordo com o secretário Orlando Gomes, são 47 os aprovados.
Alagamentos
Na madrugada, Evandro percorreu ruas da Augusta, região atingida por alagamentos após as fortes chuvas. Ele fez vídeo cobrando a presença da Defesa Civil no local.
Relembre a novela do reajuste:
Câmara vota pela manutenção do reajuste salarial dos servidores do município
Reposição salarial do funcionalismo volta para a Câmara; Além de parcelado, dinheiro será menor





