Teve ficha assinada na ’prorrogação’; Veja quem trocou de partido e para onde foi de olho nas urnas

Câmara de Vereadores de Viamão na primeira sessão do ano, dia 18 de fevereiro

Foi uma semana intensa na política de Viamão. A dança das cadeiras visando as eleições de outubro mudou o cenário na Câmara de Vereadores e na prefeitura.

Com prazo encerrando neste sábado (4), as últimas semanas foram de muita articulação e promessas. No fim das contas, quem ofereceu mais, levou.

Entre os parlamentares foram oito trocas. O vereador Armando Azambuja deixou o PT na quinta-feira (2) e guardou mistério até a última hora sobre seu destino. A nova siga de Azambuja, que está no quinto mandato como vereador e iniciou a carreira no PDT, é o PSDB.

Houve disputa pelo passe do ex-petista. O MDB de Russinho tentou até o último minuto. Aliás, fontes revelaram que a intensiva do governo foi forte. A base conta com a sempre atrativa oferta de cargos – hoje são 318ccs que deixam as propostas mais tentadoras.

O saldo da guerra entre MDB e PSDB foi a vereadora Belamar Pinheiro, que voou do ninho dos tucanos. O assédio aos nomes das duas legendas foi digno de artilharia pesada.

Uma das mexidas foi recebida com surpresa: Nadim Harfouche deu adeus ao PP e fez as malas rumo ao PSL.

 

No mesmo lugar

 

Ederson Machado, o Dédo, segue sem partido. Afastado do cargo de secretário municipal pela Operação Capital, afirmou ao Diário de Viamão que não pretende concorrer antes de resolver sua situação com a Justiça.

– Tenho certeza e convicção na minha inocência mais prefiro colocar meus esforços para elucidar esse ato político do MP – resumiu Dédo.

 

 

Futuro de Russinho

 

Por estar prefeito, Valdir Jorge Elias, o Russinho (MDB), não pode concorrer a vereador – teria que renunciar ao cargo para tanto. Isso praticamente liquida a dúvida de que ele será mesmo o candidato do partido ao Executivo.

 

Fora de Viamão

 

Em 2021 a Câmara de Viamão não terá as presenças dos vereadores Jessé Sangali (sem partido) e Gugu Streit Junior (PTB). Os dois transferiram o domicílio eleitoral e devem concorrer em Porto Alegre. Resta uma dúvida: quem não tem mais domicílio eleitoral pode manter o mandato por aqui? Com a palavra, o TRE.

 

Confira as outras trocas no Legislativo:

 

Edi Bagé – sai do PSDB para o PSB

Igor Bernardes – do Cidadania para o PL

Guto Lopes – foi do Psol para o PDT

 

Secretariado

Para cumprir o prazo limite para o afastamento de cargos públicos e poder concorrer, houve movimentação no secretariado e diretorias de Russinho:

 

Educação:
– Saiu Carlos Bennech (MDB) – não sabe ainda se vai concorrer.

– Entrou a professora Simone Rodrigues, irmã do vereador Evandro (DEM);
 

Obras:
– Saiu Vladimir Bandeira, que foi chefe de gabinete de André Pacheco. – vai concorrer pelo PSD.

– Entrou Adroaldo Luvizetto (PSB);

 

Cidadania e Assistência Social:

– Leandro Aguirre se desligou da pasta para concorrer.

– Nome de quem assume não está confirmado.
 

EPTV:

– Karine Sarico (MDB) saiu.

– Assumiu Áureo Cardoso, também da legenda.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook