Trajetórias de superação marcam torneio de Jiu-Jitsu inédito no Rio Grande do Sul

Fotos: Eduardo Porto/Divulgação

Histórias como a de Ezequiel da Luz – campeão mundial em sua modalidade, paraplégico e amputado – refletem o propósito da Copa Futuro Suave de Jiu-Jitsu. Realizada no sábado, 28 de junho, em Alvorada, a competição valoriza atletas vindos de projetos sociais, reforçando o esporte como poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. De forma inédita no Rio Grande do Sul, também foi considerada para pontuação do ranking mundial do esporte.

  • Ezequiel foi um dos 250 atletas e paratletas que participaram da competição, no ginásio Djalma Neves. O torneio, promovido pelo Clube Amigos do Rio Grande do Sul (CARS), integra o projeto Futuro Suave e contou com apoio da World Parajiu Jitsu Federation (WPJJF), além da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP).

Com um kimono customizado de acordo com suas necessidades – item fornecido gratuitamente por meio de parcerias, como o deputado Dr. Thiago Duarte, o atleta de 41 anos, oriundo de Balneário Camboriú, elogiou a iniciativa. “Já participei de muitos torneios, mas nunca vi nada parecido. Aqui, os atletas recebem até o kimono. O jiu-jitsu mudou a minha vida e pode transformar a de muitas outras pessoas também”, afirmou Ezequiel, que compete na categoria K4 (classificação conforme as lesões).

Um dos idealizadores do evento, Nato Werlang, destacou que a Copa Futuro Suave já acontece há mais de três anos, período em que beneficiou mais de dois mil atletas. Segundo ele, isso só é possível graças à soma de esforços entre diferentes frente. “A realização dos nossos projetos depende da união de recursos próprios, do apoio de empresas parceiras e do incentivo proporcionado por leis de fomento ao esporte”, afirmou.

Futuro Suave

  • O projeto Futuro Suave foi lançado em 2018 por meio de uma parceria entre o campeão mundial faixa preta de jiu-jitsu, em 2021, Nato Werlang, com o Clube Amigos do Estado (CARS).
  • O objetivo é oportunizar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social a esperança de uma vida mais digna.
  • O projeto já atendeu mais de 5 mil crianças, adolescentes e adultos em todo o território gaúcho. O Futuro Suave atua em mais de 20 núcleos e em 16 cidades do Estado.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Caminhante

Seguia feliz com os olhos sempre abertos. Em outras oportunidades até fechava os olhos para não ver as bárbaries do mundo. Que eram muitas. Crianças ,mulheres e idosas eram frequentemente

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook