A secretaria da Saúde atualizou há pouco as informações sobre o avanço do coronavírus. Conforme o boletim epidemiológico desta sexta-feira (12), Viamão atingiu a marca de 100 casos confirmados.
O levantamento não apresenta evolução entre os pacientes recuperados, que permanecem em 36. No momento, 55 moradores da cidade estão em tratamento, sendo 47 em isolamento domiciliar e oito internados em Porto Alegre.
Desde o início da pandemia, 383 pessoas foram testadas, com 263 notificações suspeitas descartadas e 11 aguardando resultados. Até aqui, nove pessoas perderam a vida.
Desinfecção em Unidade Básica
Dois dias após o afastamento de duas profissionais infectadas pelo coronavírus, a Unidade Básica de Saúde Krahe passou por higienização. Conforme representante da Mahatma, empresa terceirizada que faz a gestão dos postos de Saúde em Viamão, a estrutura recebeu limpeza e desinfecção nesta sexta-feira (12).
A unidade chegou a ser fechada na manhã da quarta-feira (10), mas reabriu durante a tarde. Não houve atendimento ontem, em função do feriado.
A Mahatma confirmou que as servidoras realizaram testagem rápida na quarta-feira e estão afastadas desde o diagnóstico. No mesmo dia, ambas foram submetidas ao teste “swab", que coleta amostras através da introdução de um cotonete especial nas narinas e tem resultado mais preciso.
As profissionais, que pertencem ao quadro da empresa, estão em isolamento domiciliar, onde permanecerão até a liberação dos novos resultados, aguardados para a próxima semana. Se confirmados os diagnósticos positivos, ficarão afastadas das atividades por mais 15 dias.
A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto.
Números de uma guerra:
Brasil:
828.810 confirmados, 41.828 mortes – 909 nas últimas 24 horas;
Rio Grande do Sul:
14.384 confirmados (+225) em 343 municípios (69% de 497 municípios) – 337 mortes – 14 nas últimas 24 horas;
Viamão:
100 casos (+3) – nove vidas perdidas
LEIA TAMBÉM
Projeto social traz a musicoterapia para pacientes autistas de Viamão
Conheça a UTI exclusiva para tratar pacientes da COVID-19 em Viamão
Cecília concentra 20% das infecções por coronavírus. Veja a distribuição de pacientes por bairro