A Educação pública de Viamão até melhorou, mas está aquém do esperado por autoridades brasileiras da área, por professores, por pais e pelos jovens que recebem esse serviço essencial. Os números locais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mostram que o desempenho das escolas estaduais e municipais em 2019 é o esperado para 2017. E pior: o resultado de algumas séries ainda hoje é inferior ao esperado para 2015.
Os dados divulgados nesta semana mostram que a nota geral de Viamão, que reúne escolas estaduais e municipais, subiu de 5.1 (2017) para 5.6 (2019) entre os alunos de 4ª série/5º ano do Fundamental. O indicador da 8ª série/9º ano Fundamental melhorou de 3.8 para 4.3.
O 3º ano do Ensino Médio teve em 2019 nota 3,2. Vale destacar que não há indicador em 2017, pois o município não alcançou o número mínimo de participantes para avaliação.
No quadro geral, são os melhores números da história, independente da série educacional, desde a criação do IDEB, em 2007. Contudo, a evolução é lenta. Somente em 2019 Viamão atingiu o nível de qualidade do ensino público esperado para 2017 na 4ª série/5º ano. E o resultado é ainda pior quando se observa os dados da 8ª série/9º ano: o município deveria estar com nota 4.9, mas não chegou nem aos 4.4 projetados para 2015.
Isoladamente, a rede municipal conseguiu excelente resultado na avaliação da 4ª série/5º ano: nota 6.0, sendo que o desejado para 2019 era 5.8.
Notas e metas
Quadro geral (redes estadual e municipal)
Série Nota/2019 Meta
4ª série/5º ano 5.6 5.8
8ª série/9º ano 4.3 4.9
3ª série Ensino médio Não avaliado 3.2
Rede estadual
Série Nota/2019 Meta
4ª série/5º ano 4.9 5.7
8ª série/9º ano 3.8 4.9
3ª série Ensino médio Não avaliado 3.2
Rede municipal
Série Nota/2019 Meta
4ª série/5º ano 6.0 5.8
8ª série/9º ano 4.6 5.0
Confira todos os detalhes da pesquisa clicando aqui.
4ª série/5º ano Fundamental – quadro geral
8ª série/9º ano Fundamental – quadro geral
3º ano Ensino médio – quadro geral
O IDEB
Medido a cada dois anos, o IDEB é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. A coleta e divulgação dos dados é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira.
O cálculo é feito a partir de dois elementos:
1 – Taxa de rendimento escolar (aprovação/reprovação, distorção idade/série);
2 – Médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)).
As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.