Viamão é uma das cinco cidades a receber o 1º Festival Música nas Igrejas. Com realização da Casa da Música, sob curadoria de Angela Diel, a programação inclui apresentações gratuitas com músicos profissionais e jovens estudantes de destaque na música erudita, além de grupos locais em cada cidade. Além de Viamão, o Festival percorrerá as cidades de Porto Alegre, Dois Irmãos, Ivoti e Salvador do Sul, entre os dias 29/9 e 5/10.
O concerto em Viamão é na sexta, 29, com apresentações de Mauricio Marques, Orquestra de Flautas Transversas do IPDAE e do duo formado por Andiara Mumbach (soprano) e Marcel Estivalt (violão), e começa às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A tarde serão oferecidas oficinas de violão e técnica vocal na escola Setembrina, também no centro.
Durante os cinco dias do Festival, serão ao todo 26 atrações em 14 igrejas. O objetivo é oportunizar a circulação de grupos de música de câmara pelo Rio Grande do Sul e promover a formação de novas plateias, além de estimular o diálogo inter-religioso, uma vez que levará apresentações para igrejas de diferentes religiões.
Em Porto Alegre, o Festival conta com uma programação especial. No dia 1º de outubro, serão realizadas diversas apresentações em 10 igrejas no mesmo dia, em diferentes bairros, das 10h às 20h. A ideia é descentralizar a oferta cultural na cidade, levando a música a várias regiões – uma oportunidade também para aqueles que quiserem circular e aproveitar a programação gratuita e de qualidade ao longo do dia.
O I Festival Música nas Igrejas é um projeto viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura, por meio do “Edital Pró-cultura RS FAC Regional”, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, produção cultural de Bonella Produções e realização da Casa da Música de Porto Alegre, sob curadoria da cantora lírica Angela Diel.
I FESTIVAL MÚSICA NAS IGREJAS | CASA DA MÚSICA
DIA 29/09 (SEXTA) – VIAMÃO
TARDE
Oficinas: Violão (Marcel Estivalet), Técnica vocal (Andiara Mumbach)
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina
Horário: 16h às 18h
Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 1452 – Centro, Viamão
NOITE
Abertura: Mauricio Marques (violão solo)
Concerto: Duo Folclore Lírico – Marcel Estivalet (violão) e Andiara Mumbach (soprano)
Orquestra de Flautas Transversas do IPDAE (reg. Ademir Schmitt)
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição¬
Horário: 19h30 (duração: 60 min)
Endereço: Rua Daltro Filho, 148 – Centro, Viamão
Programação completa e inscrições para oficinas:
facebook.com/festivalmusicanasigrejas