Estrutura emergencial do Exército amplia o atendimento à população e Prefeitura reforça medidas preventivas. Instalação fica junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas
O município de Viamão está ganhando a estrutura de um hospital de campanha, montado por militares do Exército Brasileiro junto à UPA 24 Horas. A intenção é ampliar o atendimento às pessoas com sintomas da dengue. A tenda tem capacidade para internação de até 30 pacientes, e realizar a hidratação de pessoas em situação mais urgente. A Prefeitura está providenciando equipe médica, enfermeiros e logística para assegurar atendimento rápido e eficaz. A expectativa é que o hospital de campanha entre em funcionamento já nesta sexta, dia 4 de abril.
Nesta quinta-feira o município de Viamão chegou a 1.301 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Outros 767 estão em investigação dentre as 2.480 notificações, de acordo com o Painel de Casos de Dengue RS, da Secretaria Estadual da Saúde. Viamão ocupa a primeira posição entre todos os 497 municípios do Estado com maior número de casos confirmados. O segundo lugar é ocupado pelo município de Porto Alegre, com 1.197 casos confirmados de um total de 8.790 notificações. No Rio Grande do Sul já são 23.297 notificações e 4.467 confirmações. Somente Viamão responde por 29,12% de todos os casos de dengue do Estado.
“Unimos as forças com o Exército Brasileiro, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado em Vigilância e Saúde, além de estarmos na rua com força máxima dos nossos agentes de saúde”.”, disse, agora à tarde, o prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti. Segundo ele, as unidades de saúde Santa Isabel e Augusta Meneguine estão disponibilizando atendimento especializado para casos de dengue. “Mas, para além dos nossos esforços, cada um precisa fazer a sua parte. Quando nossos agentes baterem na porta de vocês, atendam. Mantenham seus pátios limpos e façam o descarte correto do lixo”, apelou Bortoletti.