A Secretaria da Saúde divulgou nesta noite (28) um novo boletim epidemiológico sobre a covid-19 em Viamão. O levantamento, coordenado pelo departamento de Vigilância em Saúde confirma o 22º casos da doença.
Agora, são 127 notificações suspeitas do coronavírus – acréscimo de três, na comparação com o levantamento anterior -, sendo que 90 apresentaram resultado não detectável para SARS-Cov-2, e 15 pacientes aguardam resultados – dois a mais em relação ao boletim de 27/4.
Dos 22 pacientes infectados, 12 estão curados. Sete estão em isolamento domiciliar e três internados em enfermaria. Até o momento nenhum óbito por coronavírus foi confirmado no município.
O aumento praticamente diário dos números reforça a importância do isolamento social e do uso de máscara quando for indispensável sair de casa, medidas necessárias para que não ocorra aumento de casos. Na manhã desta terça-feira, quando o Diário de Viamão entrevistou por telefone a coordenadora do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE), sobre o 21º primeiro caso, a médica Maria Letícia Rodrigues Ikeda fez um apelo para que a população siga as medidas de isolamento e saia de casa apenas em situações estritamente necessárias.
– Peço que a população leve a sério e se proteja, evite sair. Tenho notado cada dia mais pessoas nas ruas, por isso volto a repetir que acreditem na doença, não é só uma "gripezinha". Por enquanto os números estão baixos, mas não sabemos quando podem subir – reforça Maria Letícia.
Fique atento aos sintomas
– O departamento de Vigilância em Saúde recomenda o uso de máscara quando necessário sair de casa, para evitar o contágio.
– No retorno, higienize os objetos trazidos da rua.
– Lave constantemente as mãos.
– No caso de algum dos sintomas abaixo, ligue: 3054.7518 e 3434.0395, das 8h às 17h; 0800.642.4440, das 7h às 19h; 99718.4289 até 22h; ou 150 após as 18h.
Fonte: departamento de Vigilância em Saúde de Viamão
LEIA TAMBÉM
Casos de coronavírus confirmados: saiba em que bairros estão e as faixas etárias dos pacientes