Viamão tem dois prefeitos: Vereador Evandro Rodrigues assinou termo de posse, mas Nadim Harfouche foi eleito em plenário; Entenda a confusão:

Manobra: pelo dicionário, é ato, modo de regular, de dirigir o funcionamento de uma máquina, de um aparelho, de um veículo: manobra de uma locomotiva. Arte de comandar tropas em campanha. Na política, digo que manobra é acomodar e conduzir interesses.

Não importa se para o bem ou para o mal.

O esforço técnico para demonstrar legalidade nos ato que definiram o novo prefeito de Viamão teve de tudo. Parecia pregão da bolsa. Antes da sessão ordinária desta quinta-feira (23), conforme o Diário antecipou, Xandão Gomes (Republicanos) avisou seus pares que não assumiria a Prefeitura. Iniciou-se aí a cotação de nomes.

Sugiram ideias e estratégias de tudo quanto é lado. A que foi para frente foi esta:

Os vereadores Francinei Bonatto (PSDB), Guto Lopes (PDT) e Adão Pretto Filho (PT) encabeçaram requerimento para a convocação de uma sessão extraordinária (após a ordinária) em que a pauta seria destituir a atual mesa diretora da Câmara e eleger nova diretoria. O novo presidente assumiria antes, o compromisso de ir para a Prefeitura. A proposta teve a adesão de André Gutierres (PP), Armando Azambuja (PSDB), Dieguinho (PSD), Eraldo Roggia (PTB), Fabrício Ollermann (MDB), Joãozinho da Saúde (MDB), Maninho Fauri (PSD), Nadim Harfouche (PSL), Rodrigo Pox (PDT) e Victor Braga (PTB).

Guto estava disposto a assumir a Prefeitura, pois já é pré-candidato e não teria impedimento em concorrer a prefeito para a próxima gestão. Mas ele não era o único, e como na Bolsa de Valores, a cada hora um ganhava ou perdia valor conforme as ofertas recebidas. Eraldo foi costurando por fora.

Tudo ainda nos bastidores.

A sessão ordinária, que já começou com atraso, foi o palco da articulação. Assessores nos gabinetes, alguns vereadores no plenário. Vai e vem e sessão interrompida por longos momentos. Houve impasse sobre a convocação de posse do vereador Lucianinho (PSB), suplente de Dilamar de Jesus, até então presidente em licença médica. 

Por volta das 19h, tentaram desenhar o tal acordo para a destituição da mesa. Ninguém se entendeu, a ponto de o vereador Xandão abandonar a sessão. Tentaram apagar as luzes do Plenário Tapir Rocha e a equipe que transmitia ao vivo o encontro foi embora.

Eraldo Roggia, secretário, assumiu o comando e proporcionou uma situação no mínimo inusitada: lançou mão de um megafone para tentar dar continuidade ao trabalho. Abriu a sessão extraordinária e logo foi novamente interrompido.

Não houve acordo.

 

 

 Às 19h30min, Viamão tinha um prefeito. Nesse horário, Evandro Rodrigues saiu do plenário para assinar o termo de posse como Prefeito. Estava visivelmente abatido pela perda de Russinho.

Enquanto isso, Eraldo Roggia recontava os vereadores presentes. Precisava de 14 votos para destituir a mesa diretora da Câmara. Conseguiu 11 (uma abstenção e um contra). Chamou inscrição de chapas, e com 12 votos e uma abstenção, Nadim Harfouche foi eleito o novo presidente, por volta das 20h.

Ele, de acordo com o Legislativo, Nadim será o prefeito de Viamão. Eraldo Roggia, o vice na chapa, assume a Câmara.

Mas o município, que não tinha prefeito nem vice, agora tem dois prefeitos.

Evandro Rodrigues garante que é o novo titular da Prefeitura. Pelo menos até o fim do prazo do afastamento de André Pacheco, em 10 de agosto.

– Eu sou o prefeito de Viamão. A sessão não tinha o número de votos necessários para destituir a mesa, que é 14. Hoje ainda, vamos entrar com mandado de segurança no Judiciário para anular esta papelada que foi feita aqui hoje – Disse Evandro.

– De maneira triste, assumo desta forma, na perda de um grande homem que era o Russinho. Prometo trabalhar por ele. Pretendo instalar um hospital de campanha na cidade nos próximos dias – revelou Rodrigues.

Após, Evandro atravessou a rua e conversou com o chefe da Guarda Municipal (GM) Mauro Rossol na porta do Gabinete do Prefeito. Fontes da coluna dizem que Evandro teria tentado entrar entrar e foi impedido. Partidários do parlamentar dizem que ele esteve no interior do prédio.

O Gabinete está guarnecido por agentes da GM e da Brigada Militar.

Ninguém mais entra.

 

Pouco antes da meia-noite, Nadim fez postagem em rede social. Ele se apresentou ao povo como prefeito e que conta com ajuda da população para que a cidade vença as crises política e de Saúde.

Pelas bandas da Câmara, também não há paz. Xandão e Eraldo brigam pela presidência.

É o relato desta quinta feira que não acabará tão cedo. As disputas, com certeza, vão parar na Justiça. E Viamão sem nenhuma segurança jurídica em seus atos administrativos.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Fake: Imposto sobre o pix

A Receita Federal anunciou uma modificação nas regras de fiscalização das operações por pix e cartões de crédito, e agora uma onda de desinformação se espalha pelo país e, com

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook