A XVII Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), foi aberta na quinta-feira da semana passada, dia 21, na Câmara Municipal de Vereadores. A programação, que se estende até quinta que vem, dia 28, tem o objetivo é ampliar o debate sobre inclusão, acessibilidade e a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
A edição deste ano tem como tema a “Lei Brasileira de Inclusão: acessibilidade é abrir portas. Inclusão é manter as portas abertas”. A Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência se propõe a ser mais do que um momento de reflexão, tratando-se de um espaço para fortalecer a construção de políticas públicas eficazes, estimular a conscientização da sociedade e reafirmar o compromisso do poder público com a equidade, a justiça social e a valorização da diversidade humana.
O prefeito em exercício, Maninho Fauri (PSDB) destacou que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária passa, necessariamente, pela garantia de políticas públicas inclusivas, pelo fortalecimento do trabalho em rede e pela efetivação de ações integradas entre as áreas da educação, saúde e assistência social. “Nenhuma política pública se sustenta de forma isolada. É fundamental que todas as esferas atuem em conjunto, com diálogo, planejamento e compromisso”, afirmou Fauri.
“Estamos trabalhando para garantir a acessibilidade arquitetônica em todos os prédios públicos e passeios, conforme determina a legislação. Queremos sinalizar caminhos, com uma gestão que escuta, constrói junto e busca soluções concretas” - Maninho Fauri - prefeito em exercício de Viamão.
Sobre a legislação, o presidente do Compede, Dilceu Junior, citou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destacando os variados desafios ainda existentes para contemplar a acessibilidade plena. "Entre as dificuldades está as barreiras atitudinais, que são as atitudes ou comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas", destacou.

Quem compareceu
- Prefeito em exercício, Maninho Fauri (PSDB)
- Presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Pox (Podemos)
- Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão, Dilceu Junior
- Promotora de Justiça, Gisele Moretto
- Secretário de Desenvolvimento Social, Henrique Noronha
- Secretária municipal da Educação, Márcia Culau
- Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, Lucianinho Alves (União Brasil)
- Vereador Plínio Konig (PSDB)
- Vereador Jonas Rodrigues (PL)
O vereador Lucianinho Alves aproveitou a ocasião para comentar sobre o 3° Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, cujo tema a ser trabalhado neste ano é acessibilidade urbana. O referido Fórum será realizado no dia 23 de agosto de 2025, das 8h às 12h, na sede da Central Única das Favelas (CUFA), localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 2.055, altura da parada 36, bairro Cecília, em Viamão.






