Está confirmado.
Vai ser mesmo o Grupo CCR através de uma de suas subsidiárias, a Companhia de Participação em Concessões, a empresa que vencedora do leilão de concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), denominação atribuída ao pacote de rodovias federais no território do Rio Grande do Sul e que inclui a BR-290, a Freeway, além da BR-101, BR-386 e BR-448.
A decisão foi tomada ontem pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assinada pelo diretor-geral substituto Sérgio de Assis Lobo e publicada hoje no Diário Oficial da União. A Companhia de Participação em Concessões venceu o leilão ao apresentar a proposta de tarifa mais baixa para os pedágios, de R$ 4,30.
A tarifa proposta referenciada à julho passado é 40,53% menor do que o valor máximo estabelecido pela ANTT no edital do leilão, de R$ 7,24. A homologação do resultado do leilão é apenas uma etapa técnica e prévia à assinatura do contrato, que significa, principalmente, que não houve contestação ao resultado por parte das outras empresas que disputaram a concessão.
Os pedágios
O leilão cuja homologação foi assinada ontem e tornada pública nesta quarta-feira acontecei dia 1º deste mês na sede da antiga Bolsa de Valores de São Paulo. O contrato com a companhia vencedora vai ser assinado no dia 9 de janeiro. Já a cobrança do pedágio deve começar após 30 dias – no começo de fevereiro – mas só nas praças da Freeway, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.
E em um ano e meio a contar de fevereiro que vem os gravataienses deixarão de pagar para cruzar pelo posto de pedágio que fica no quilômetro 77 da Freeway, e em dois anos deixará de existir a tranqueira no trânsito que atualmente é uma dor de cabeça e um exercício de paciência para quem cruza as avenidas Dorival Cândido Luz de Oliveira (Gravataí) e Flores da Cunha (Cachoeirinha) nos horários de pico.
O QUE VAI ACONTECER
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No prazo de dois anos a nova concessionária deverá abrir ao trânsito acessos à – e dá – Freeway pelas avenidas Teotônio Vilela (Parque Florido, Gravataí) e Papa João XXII em Cachoeirinha.
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A construção destas alças vai acontecer, na aldeia dos anjos, no quilômetro 80,050 da Freeway, onde se encontra hoje a passarela-viaduto que liga o bairro Novo Mundo com a cidade de Gravataí. O acesso atual é pela rua Jorge Tadeu, rua Daniel Luis e, daí, pela avenida Teotônio Vilela até a Dorival de Oliveira, já na altura da parada 62.
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Já em Cachoeirinha a ligação da cidade com a Freeway já existe, parcialmente. Quem vem do litoral pode entrar na cidade pela Papa João XXIII e quem quer ir para Porto Alegre pode utilizar a Papa para chegar à Freeway e fugir do engarrafamento na Flores da Cunha até a ponte sobre o Rio Gravataí.
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O que vai mudar para quem acessar pela Papa João XXIII é a possibilidade de, a partir da Papa ir para o Litoral e, para quem vem da capital entrar na Papa.
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Ainda em Gravataí um outro acesso à Freeway deve ser construído no quilômetro 62,6 ligando o extremo Norte urbano com a área rural do município, pela estrada Barro Vermelho. O prazo é igual, de dois anos a contar do começo das operações da nova concessionária. Ou seja, deve estar pronto em janeiro de 2021.