Proposta vai ser encaminhada na próxima terça para ser analisada e votada no Legislativo de Viamão. Prefeito deixou nas entrelinhas que recomposição salarial será desafio às finanças do município
O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, usou as redes sociais neste domingo, 23 de março, para anunciar que na próxima terça, 25, vai encaminhar para apreciação da Câmara de Vereadores um projeto de lei que mexe nos salários dos servidores municipais e dos professores da rede municipal de ensino. Sem falar em percentuais, o prefeito disse que a ideia é promover a reposição salarial do quadro geral dos funcionários públicos e no piso do professorado.
“Não é uma situação fácil a que os municípios estão vivendo (financeiramente), e em especial aqui em Viamão a gente assumiu com uma situação que precisou de muitos ajustes”, comentou Bortoletti. “Mas o pontapé inicial da recuperação de uma cidade passa pelos servidores, a valorização dos nossos servidores”, disse, e propôs um desafio: “Quero contar muito com os nossos servidores para que a gente possa transformar a nossa cidade”.
Sobre o professorado, o prefeito Bortoletti disse que Viamão tem uma situação legal que a diferencia dos outros municípios. Ele explicou que a recomposição é automática para toda a categoria, “Não apenas para aqueles que estão começando, não só no salário inicial da carreira”, pontuou o prefeito. Segundo ele, o percentual a ser concedido incide sobre toda a categoria do magistério municipal.





