Câmara aprova PL que autoriza a implementação do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva

Na sessão plenária de terça-feira (19), foi aprovado o projeto de lei 91/2023, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva – NUMESC, junto à Secretaria de Saúde do município. O objetivo do PL é implementar uma política de formação, capacitação e aperfeiçoamento em saúde coletiva, baseado no conceito de Educação Permanente em Saúde. A iniciativa pretende permitir uma maior descentralização/regionalização do Sistema Único de Saúde, além de implementar a política descentralizada de formação e de educação permanente junto ao município.

De acordo com o projeto, o NUMESC desenvolverá atividades de pesquisa, planejamento, estatística e educação permanente de todos os profissionais a serviço do município na área da saúde pública, assim como da coletividade. Com isso, busca-se a constante melhoria da qualidade das ações e dos serviços de saúde locais, assim como das atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais em desenvolvimento.

Para isso, o NUMESC deverá viabilizar articulações, convênios e contratos em nível regional, estadual e federal com órgãos públicos e organizações não governamentais capacitadoras de recursos humanos na área da saúde.

COMPOSIÇÃO – O NUMESC será composto de um coordenador e quatro membros, designados pela Secretária de Saúde, com a homologação do prefeito. As atividades dos coordenadores do NUMESC deverão ocorrer durante a jornada normal de trabalho dos servidores designados, juntamente com as respectivas atividades normais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook