Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida por Adão Pretto, exige rigor em investigação sobre assassinato de vereadora na Região Central do Estado

Foto: Celso Bender/ALERGS/Divulgação

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Adão Pretto Filho (PT), registrou na reunião desta quarta-feira, 18 de junho, o assassinato no dia anterior da vereadora do Partido dos Trabalhadores, Elisane Rodrigues, em Formigueiro, e anunciou que a comissão vai solicitar à Polícia Civil e órgãos da Justiça uma rigorosa investigação do caso. O colegiado também ouviu depoimentos de familiares do pescador artesanal que morreu em Santa Vitória do Palmar, depois de abordagem da Polícia Civil, e de familiares de apenados da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan III), em Canoas, que relatam dificuldades para encaminhar alimentos e medicamentos aos familiares.

No início da reunião, Adão Pretto Filho destacou a atuação social e política da vereadora assassinada em Formigueiro. Da mesma forma, manifestaram-se os deputados Airton Lima (Podemos), que repudiou a extrema violência praticada contra a vítima, que pertencia à sua organização religiosa. Sergio Peres (Republicanos) também enfatizou a crueldade do crime e pediu ação imediata da comissão junto às autoridades policiais e jurídicas. Sofia Cavedon (PT) afirmou que “neste momento, diante desse crime, há evidência de violência total contra as mulheres no Rio Grande do Sul”, manifestando solidariedade com a família da vítima.

A deputada Bruna Rodrigues (PCdoB), que responde pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia, destacou o padrão de violência que vitimou a vereadora, alertando para a violência política de gênero uma vez que ela cumpria mandato parlamentar. Pediu que a CCDH acompanhe o caso, exigindo que a Secretaria de Segurança acompanhe a investigação que tanto pode ser feminicídio, quanto violência política de gênero. Em seguida, a deputada se dirigiu para audiência com o governador Eduardo Leite, agendada previamente para tratar da Secretaria Especial para Política para as Mulheres, momento em que tratará deste recente caso de morte da vereadora de Formigueiro.

A delegada Ana Luiza Caruso, que estava na reunião para tratar do tema dos idosos, informou sobre o crime em Formigueiro, dizendo que a Polícia Civil do município recebeu reforços de outras delegacias e trabalha para a resolução do assassinato. Disse que não se trata de feminicídio, em princípio, e que a PC tem atenção máxima para a elucidação do crime. Já por solicitação do deputado Zé Nunes (PT), foi realizada a oitiva de pescadores que pedem apuração da morte do pescador artesanal de Santa Vitória do Palmar, José Arnaldo Silveira de Carvalho. A família participou da sessão, assim como a direção do Sindicato da Colônia de Pescadores Z-16, e assessores jurídicos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Notas do Silvestre!

Hospital Viamão vive novo momento – I Desde as 19h de ontem, quinta, dia 10 de julho, a gestão do Hospital Viamão passou a ser responsabilidade do Instituto Nacional de

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook