Políticas de inclusão social, de melhoria na prestação de serviços de saúde às mulheres, aprimoramento educacional e ações ofereçam mais segurança e promovam a igualdade de gênero, pautaram a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Viamão no final da tarde-começo de noite desta terça-feira, 11 de março de 2025. Na ocasião, seis representantes da comunidade, indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), foram homenageadas com o Troféu Mulher Cidadã Márcia Santana 2025, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março, na sessão conduzida pela vereadora Eda Regina da Silva (PDT) juntamente com a também vereadora Duda Peres (PSDB).

Quem são elas
Rute Elizabete da Silva Peres – Homenageada por “Relevante Trabalho Social na Área Esportiva e que se Destacam no Esporte” – Indicada pelo Clube de Mães Medianeira
- O que faz: Atleta e conselheira fiscal do Clube de Maes
- Associou-se ao Clube de mães Medianeira no ano de 1991, mesmo ano em que começou a jogar bocha, fazendo hoje mais de 37 anos representando o movimento de clube de mães nas categorias caminhada, câmbio e bocha. Nas olimpíadas estaduais do Conselho Geral do Clube de Mães, já participou de jogos em Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Magistério, Guaporé, Capão da Canoa, Tramandaí, Porto Alegre, Arroio dos Ratos e Arroio do Sal, sempre conquistando medalhas e troféus ouro, prata e bronze.
-.-.-.-.-.-
Cecília Kaminsk – Homenageada por atuar em “Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Contra a Mulher” – Indicada pela Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Viamão (ATAPIV)
- O que faz: Presidente do Conselho Fiscal ATAPIV
- Aos 18 anos associou-se ao Clube de Mães Santa Rita. Em 2005 foi presidente da Associação dos Moradores do Jaguaribe, por duas gestões consecutivas, mesmo ano em que mantinha o projeto Olhares na Rua Vila, que concorreu ao prêmio RBS, sendo a única ganhadora do município como entidade associação comunitária. Participou da II Conferência das Cidades, realizada em Viamão. Na cidade também participou da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em Viamão, foi conselheira do Comdim por três mandatos, conselheira do Compede, do Conselho do Idoso também por três gestões, e do Conselho do Covidica. Participou de várias conferências municipais na cidade e também representando o município em Porto Alegre e Caxias do Sul, além de ter sido educadora do Mova-RS e tesoureira da Associação AERMV. Tem certificação em políticas públicas de gênero, de políticas públicas representando a violência doméstica, é associada da ATAPIV desde 2003, e atualmente é presidente do Conselho Fiscal. Cecilia se destaca no ativismo social de forma voluntária.
-.-.-.-.-.-
- Dionisia Oliveira Machado – Homenageada por trabalhar na “Profissionalização e Emprego da Mulher” – Indicada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- O que faz: apoiadora da Apae
É fundadora do coletivo Casa da Sopa e desde 2006 vem atendendo crianças e mulheres com alimentação diária e muito amor pelo que faz na Comunidade Castelinho. Em 23 de novembro de 2021, o trabalho social foi notícia no Diário Gaúcho, quando ela contou as dificuldades que superou como catadora de lixo, moradora de rua e alcoólatra. Prometeu que quando melhorasse iria ajudar os mais necessitados, o que é seu projeto de vida. Iniciou com auxílio de dois padrinhos, que acreditaram e foram em busca de doações além de organizarem o registro da entidade. O trabalho de Dionísia sobre o empoderamento das mulheres é relatado no livro “Dionísia mudou as coisas de lugar”, escrito por Angela Hofmann. Atualmente, oferece oficinas de confecção de pães e costura, para 40 mulheres da comunidade.
-.-.-.-.-.-
- Fatima Beatriz da Silva Maria – Homenageada pela “Promoção da Política da Mulher” – Indicada Sindicato dos Municipários de Viamão (Simvia)
- O que faz: Aposentada
Ela iniciou seu trabalho na Câmara de Vereadores de Viamão em 1997 e, após dois anos, a convite da deputada federal Maria do Rosário, passou a trabalhar na Assembléia Legislativa do Estado. No governo gaúcho, fez parte da construção da primeira Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado, ao lado de Márcia Santana. Eleita através do “Mandato Coletivo Teremos Vez”, foi a primeira vereadora negra eleita na cidade. Nesses 45 anos de militância, ocupou por dois mandatos a Secretaria Nacional de Mulheres do PT e foi a primeira titular da Secretaria Estadual de Mulheres Negras do partido. Colaborou na lei que instituiu o Conselho da Mulher em Viamão e trouxe para a cidade o curso de promotoras leigas populares. Em 2022 foi candidata ao Senado Federal, ao lado de Olívio Dutra, e em 2024 foi a primeira negra candidata à prefeita de Viamão.
-.-.-.-.-.-
- Roberta Souza Vieira – Indicada pela Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (REDIPASC).
- O que ela faz: Atua como coordenadora de projeto social.
Formada em serviço social, com especialização no trabalho com famílias e comunidade. Atua na área social há 20 anos. Atualmente é coordenadora de projeto social na comunidade da Aparecida pela OSC – REDE DIVINA PROVIDÊNCIA DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA (REDIPASC), função na qual está há sete anos, a fim de promover para os usuários o resgate da identidade e a promoção do protagonismo do sujeito. Há 6 anos, formou o Coletivo de Mulheres da Comunidade da Aparecida AGORA QUE SÃO ELAS! com o objetivo da promoção humana, da garantia dos direitos das políticas públicas das mulheres e acima de tudo o resgate da identidade de mulheres periféricas que estão em situação de vulnerabilidade social.
-.-.-.-.-.-
- Jussara Silveira Conceição – Homenageada pela “Luta contra o Racismo, a Xenofobia, LGBT Fobia e Preconceito” – Indicada pelo Instituto Raios de Sol
- O que faz: vice-presidente do Instituto Raios de Sol
Assistente social, é presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Viamão, vice-presidente do Instituto Raios de Sol, conselheira do Fórum Estadual de Mulheres Negras e Trabalhadoras da Economia Solidária. Jussara tem como suas principais causas a luta pelo fim do racismo, xenofobia, lgbtqiapn+, fobia e preconceito.
A mesa diretora contou com as presenças de representantes das seguintes entidades:
- Associação dos Aposentados e Pensionistas de Viamão – ATAPIV, Matilde Brodt
- Sindicato dos Municipários de Viamão – SIMVIA, Karla Renée
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Maria Helena
- Conselho Municipal de Direitos das Mulheres – COMDIM/Viamão, Durbe Petry
- Conselho do Clube de Mães do Estado, Márcia Hauff
- Além da irmã de Márcia Santana – que dá nome ao troféu, Priscila Santana.
As homenageadas em fotos





