Oposição não teve forças para montar uma chapa que disputasse a Mesa da Câmara e optou por votar no candidato do governo
Xandão Gomes (PRB) vai comandar a Câmara por mais um ano.
Candidato do governo, contou com 15 dos 21 votos depois de um acordo fechado na quinta-feira ao meio-dia. E, hoje, levou ainda os votos dos demais vereadores da oposição.
Pastor evangélico, abre o segundo mandato na cadeira mais alta do plenário. Mas deve muito disso a uma figura que, a partir de agora, atua só nos bastidores: Dédo Machado, o maestro das eleições na Câmara. Nas últimas 10 eleições de que participou, Dédo levou todas.
O 1º vice-presidente será Maninho Fauri (PSD). O 2º vice, Sérgio Ângelo, do PV. Joãozinho da Saúde vai ocupar o cargo de 1º Secretário e o professor Igor Bernardes (PPS) o de 2º Secretário.
A oposição não chegou a articular um nome para disputa.
Durante a sexta-feira, alguns vereadores já tinham inclusive empenhado a palavra sobre o voto em Xandão. Diante da iminente derrota, resolveram sequer inscrever uma chapa.
Pelo rodízio acordado entre a bancada de sustentação ao governo, ano que vem o presidente da Câmara será do PSDB. O PP comanda a Casa no terceiro ano na legislatura e, no último, o PSB.