Com um bate-papo cheio de informação, reflexão e compartilhamento de novas ideias foi apresentado o projeto "Galera Curtição" na manhã desta quinta-feira (4), no Vila Ventura.
O Galera Curtição é um jogo entre escolas municipais e estaduais do município cujas temáticas das atividades estão relacionadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis IST/HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas, gênero, diversidade sexual, sexualidade, bullying e preconceitos relacionados a raças, cor e etnias.
Os convidados para o bate-bapo de estreia foram os ativistas sociais e dos direiros humanos Diego Callisto e Poliana Alves, que falaram sobre a importância de espaços como estes para fazer a diferença na vida do jovem.
— Os principas agentes de socialização dos jovens são os professores. Eles que ressignificam a vida daqueles que precisam de apoio.
Poliana ainda mostrou um recorte sobre a situação carcerária no país, que reflete diretamente na falta de base e educação pensada para os jovens.
— Nós temos quase 700 mil presos no país, mais de 50% destes tem menos de 30 anos e mais de 70% do total tem baixa escolaridade. Isso não é uma coincidência. Apenas 20% da população carcerária trabalha, a maioria de forma voluntária e 10% estuda.
Diego aproveitou para falar sobre a situação dos jovens portadores de HIV e AIDS.
— Conforme pesquisa do Ministério da Saúde, mais da metade dos jovens afirmam não utilizar camisinha nas relações sexuais, mesmo admitindo que tem a consciência da importância do contraceptivo para evitar doenças e gravidez.
Após o bate-papo, o secretário municipal da Educação, Carlos Bennech, explicou aos professores e público presente como vai funcionar a dinâmica do projeto, que incentivará as escolas a participarem de uma série de atividades lúdicas e educativas propostas ao longo do ano letivo, dentre elas tarefas e programas de auditório de cunho educativo, todas valendo pontos a serem previamente anunciados.