Eduardo Leite confirma bandeira preta para Viamão, mas mantém cogestão; Agora a pressão está sobre os ombros de Bonatto, que falará em live nesta noite

Mapa do distanciamento controlado foi mantido como divulgado na sexta-feira Governo do RS / Reprodução

Eduardo Leite colocou o bode na sala e saiu fora. Na live desta tarde (22) no Palácio Piratini, o governador gaúcho confirmou a bandeira preta para 11 regiões do Estado, mas deixou claro que não vai pagar a conta sozinho. O Tucano quer o fechamento de todas as atividades que não são consideradas essenciais a partir das 20h, diariamente.

A medida vale por uma semana. Leite rechaçou o termo "toque de recolher", contudo, mesmo dourando a pílula, é o que é. O mandatário do RS entrou em cena, destacou a gravidade da pandemia, o risco de colapso do sistema de saúde, mas fugiu da raia.

Não quis peitar sozinho os empresários. Preferiu cobrar responsabilidade da população, o que não deixa de estar certo. Só que quem riu sozinho foi o prefeito da Capital, o negacionista Sebastião Melo. Esse vai atender sem precisar dizer não aos financiadores da campanha eleitoral.

A julgar pelo discurso dos últimos dias, quem não deve ter gostado nada da notícia da cogestão mantida é o prefeito de Viamão. De sábado pra cá, a equipe de governo de Valdir Bonatto falava em "guerra ao coronavírus" e que fechar o comércio é tendência irreversível.

Agora o cenário mudou. Antes era só dizer aos empresários que "estava de mãos atadas", que teve o poder de decisão retirado e que "precisa acatar ao Estado". Sem álibi, ou Bonatto enfrenta os comerciantes e entidades empresariais locais sozinho ou terá que mudar o tom da fala à população.

Eis a nova encruzilhada.

O prefeito, os conselhos de Saúde e de Educação e entidades dos setores de comércio e serviços estão reunidos desde o início da noite. Debatem o que fazer.

As dúvidas serão sanadas logo mais. Às 21h, o prefeito anunciará como vai distribuir o fardo que herdou do colega de PSDB, Eduardo Leite. A única certeza é a de que o desgaste será inevitável – seja com o povo, com os negacionistas ou com os donos do dinheiro na Velha Capital.

É a escolha de Sofia.

 

RESUMO DA 42ª RODADA DO DISTANCIAMENTO CONTROLADO

 

Todos os recursos foram indeferidos e o mapa do distanciamento controlado foi mantido com 11 regiões em bandeira preta. O governador aumentou a restrição para a circulação de pessoas e atividades econômicas no Estado. Elas valem das 20h às 5h, a partir desta terça-feira (23).

Um decreto com a alteração nos horários deve ser publicado ainda nesta segunda (22). A suspensão vale, inclusive, para supermercados.

 

BANDEIRA PRETA (11)

Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

BANDEIRA VERMELHA (10)
Bagé (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Santa Maria
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)

• Clique aqui e acesse o levantamento completo da 42ª semana do Distanciamento Controlado após a análise de pedidos de reconsideração.

 

Leia também

Entre a cruz e a espada: vice-prefeito está com COVID-19, e Bonatto só aguarda ’melhor momento’ para anunciar fechamento do comércio; Problema é convencer os negacionistas

Viamão em bandeira preta: Prefeitura discute ações para enfrentar aumento da transmissão da COVID-19; 93% dos leitos do hospital estão ocupados

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook