Francinei Bonatto quer mais segurança pública

Três camisas iguais na campanha: parecia que estava sempre com a mesma. Fotos: Arquivo pessoal/DV

Que o sobrenome Bonatto, o mesmo do tio, Valdir, prefeito de Viamão, deve ter ajudado na conquista de votos para vereador eleito Francinei Marcos Bonatto, não há dúvidas.

O quanto isso representou no universo dos 2.013 votos recebidos, porém, é um cálculo que nem o futuro vereador eleito pelo PSDB sabe calcular.

O tucano, nascido em 30 de julho de 1989 (27 anos) em Frederico Westphalen, é solteiro, com formação superior em Administração (ênfase em Marketing) e mora em Viamão desde janeiro de 2001.

 

Confira o que Francinei Bonatto – segundo entrevistado do perfil dos futuros vereadores – disse ao Diário de Viamão:

Qual sua principal bandeira de luta na próxima Legislatura? Por quê?

— Hoje a segurança é uma das maiores preocupações em todos os locais. Em Viamão não é diferente. Por isso, dentre outros, já estou buscando exemplos de projetos que deram certo em outros municípios no que tange à guarda municipal armada, sistemas de videomonitoramento e integração destes com as forças policiais, para trazê-los a Viamão.

— Sem segurança não conseguimos sair tranquilos para trabalhar, estudar ou nos divertirmos. Essa não é uma responsabilidade direta do município mas podemos, sim, agir para melhorar a atual situação. É isso que quero fazer em parceria com o André Pacheco, claro.

Além desta “bandeira”, qual o principal problema que vê em Viamão? Por quê?

— Geração de emprego e renda no município. Não existe mágica: Os serviços públicos só podem ser melhorados com investimento, com dinheiro. Precisamos gerar empregos para que, dentre outros tantos benefícios, possamos arrecadar mais e com isso investir mais e melhor naquilo que o viamonense precisa. Precisamos ativar esse círculo virtuoso. Nos últimos anos muito já foi feito, mas ainda podemos avançar facilitando e incentivando o empreendedorismo.

 

O que você pensa sobre:

A saúde pública no município?

— Assim como a segurança, a saúde pública é um problema que atinge todo o país. Em Viamão avançamos com a criação da UPA, reformas, ampliações e construções de postos, assim ampliando e qualificando o atendimento básico. Muito ainda precisa ser feito mas, para não me alongar, destaco a desapropriação do terreno destinado à ampliação do hospital de Viamão.

O transporte público coletivo municipal?

— Ele é ruim e todos sabemos disso. Precisamos é construir alternativas para qualificar o serviço. O primeiro passo foi dado com a licitação do transporte coletivo municipal, que garantirá melhorias no serviço prestado pelas ganhadoras, independente de quem seja. Também viabilizará melhorias na infraestrutura relativa ao transporte, tais como terminais e paradas de ônibus. A utilização de tecnologias para que o cidadão possa acompanhar e fiscalizar a prestação desse serviço é indispensável. Lutarei por isso na Câmara de Vereadores.

A educação na rede pública municipal?

— As escolas municipais melhoraram muito nos últimos anos. Além da infraestrutura, portaria, videomonitoramento, uniformes escolares e projetos pedagógicos diferenciados, que são referência para outros municípios, foram implementados. Precisamos manter essas conquistas e avançar na educação infantil. Faltam vagas, e criar estas vagas é o nosso desafio. Quero utilizar minha experiência na gestão escolar para qualificar o ensino municipal, especialmente dos menores. É indispensável criarmos vagas em creches e escolas de educação infantil, seja através de parceria com associações e/ou similares ou da rede municipal.

A segurança no município?

— É uma das nossas necessidades imediatas. Por isso já estou trabalhando para apresentar alternativas que tragam segurança ao viamonense, e destaquei esta como principal bandeira de luta.

A infra-estrutura urbana de Viamão?

— Ao longo dos anos Viamão cresceu de forma desordenada. Espaços foram sendo ocupados sem a instalação de infraestrutura básica. Duas são as ações necessárias: Regularização fundiária para que estes locais possam passar a ter água, luz e esgoto regulares, dando dignidade às pessoas que habitam essas áreas. E pavimentação de ruas com recursos públicos e com a participação dos moradores.

 

PINGA-FOGO:

Gremista ou colorado?

— Gremista

Suco ou cerveja?

— Cerveja

Música gaúcha ou sertanejo universitário?

— Sertanejo

Praia ou Serra?

—Praia

Cinema ou teatro?

— Cinema

Terno social ou roupa informal?

— Informal

Churrasco ou lasanha?

— Lasanha

Uber ou táxi?

— Uber

Facebook ou Instagram?

— Facebook

Futebol ou corridas?

— Corridas

Livro de cabeceira?

— Ultimamente é o regimento da Câmara

Música que não sai da cabeça?

— I Can’tGet No, Satisfaction

 

Uma frase que defina o seu jeito de ser e pensar!

“Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

(Steve Jobs)

 

*Os perfis dos vereadores eleitos em 2016 vão ser publicados pelo Diário de Viamão conforme as respostas, ao questionário já enviado a todos, chegarem à redação.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook