Com as bênçãos do padre Edison Stein, 49 anos, que desde janeiro coordena a Igreja Nossa Senhora da Conceição, sob o chamado cargo de pároco – àquele que cuida da paróquia, Viamão recebe nesta quinta-feira, 8 de dezembro, às 20h, a Missa Solene em homenagem à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade.
Responsável pela segunda mais antiga igreja do Rio Grande do Sul, padre Edison, garante que a missa é um momento especial, pois Viamão receberá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
--- Em 2017, são comemorados os 300 anos da imagem no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo --- destaca o padre, falando sobre a imagem que teria aparecido para três pescadores que oravam para Virgem Maria e após retirarem a santa das redes, pescaram muitos peixes.
O guardião da segunda mais antiga igreja do Estado

Padre Edson Stein é o atual pároco da Matriz
A tranquilidade de um homem, vestindo camisa, jeans e tênis – com perfil no Facebook, não representa alguém menos comprometido com a fé, a religião e a história da igreja Nossa Senhora da Conceição. Nascido na cidade de Barão, nas proximidades da Serra Gaúcha, Edison Stein estudou o celibato por 17 anos antes de tornar-se padre. Prestes a completar um ano em Viamão, avalia desafios.
--- Foram três indicativos para que me eu me tornasse padre: a vida em família, o cuidado e a convivência em comunidade e principalmente, o chamado de Deus. Em Viamão, me deparei com a mais desafiadora missão. Aqui busco retomar e reanimar a comunidade. Sabemos que nosso povo enfrenta diariamente a violência e todos as dificuldades do dia a dia, por isso, o padre tem o papel de ser o pastor desse rebanho e dar o conforto que as famílias precisam.
Sobre o fato de cuidar da segunda mais antiga igreja do Rio Grande do Sul – a Nossa Senhora da Conceição teria sido construída depois da Catedral de São Pedro, localizada em Rio Grande, padre Edison garante que as responsabilidades são muitas. O local, com grande representatividade histórica, abriga a urna mortuária do primeiro padre gaúcho, João Dinis Álvares de Lima e, segundo uma lenda que corre a cidade de geração em geração, túneis construídos pelos escravos que ergueram o templo, ligariam o local a Praia da Argola, em Itapuã.
--- São apenas lendas --- garante, com a tranquilidade que a vida dedicada à fé lhe deu, o padre Edison.
LEIA MAIS
A história da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição





