Procedimento foi custeado pelo Sistema Único de Saúde usando equipamentos com tecnologia de ponta
O Hospital Viamão, gerido pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, realizou na última semana uma cirurgia inédita nos seus 77 anos de história, de artrodese de coluna toraco-lombar em quatro níveis. A operação, bancada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é resultado da evolução tecnológica da instituição que vem avançando nos serviços de alta complexidade em neurocirurgia, atendendo à demanda reprimida no município e região.
A cirurgia proporcionou saúde e qualidade de vida à paciente Claudete de Oliveira Côrrea, 79 anos. Moradora de Viamão, ela deu entrada na emergência do Hospital após sofrer um acidente de carro, ocasião em que sofreu fraturas na coluna.
O procedimento é resultado da requalificação dos serviços do Hospital Viamão que segue avançando, após a instituição ser adquirida pela Prefeitura em parceria com o governo gaúcho. Desde agosto, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) está fazendo a gestão do hospital, com a retomada de serviços como os de traumatologia e maternidade e o compromisso de transformar a saúde do município por meio de um atendimento resolutivo, eficaz e de qualidade.
Juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde, o IMAS retomou também, já em setembro, o serviço de urgência e emergência e vem realizando, em média, 640 consultas e 110 cirurgias eletivas por mês, no setor. Uma demanda reprimida que vem salvando vidas e reduzindo a fila por quem aguarda por um procedimento.
“Isso é resultado de uma nova administração, voltada ao bem-estar social em primeiro lugar. Com essa visão moderna e corajosa do IMAS, com certeza o Hospital Viamão vai chegar a um patamar de referência em saúde pública, o que a população de Viamão e arredores merece e necessita”, comentou o médico José Cerqueira, que atua no Hospital Pilar de Curitiba, no Paraná, o único daquele estado que tem capacidade para fazer cirurgia robótica.
PARA SABER
1 – A cirurgia teve duração de quatro horas e foi comandada pelos médicos neurocirurgiões José Cerqueira e João Pedro Gallina, e o anestesista Edmar Cardoso Barbosa Junior, com o apoio da equipe da coordenadora de enfermagem do bloco cirúrgico enfermeira Giovana Rodrigues.
2 – O procedimento foi realizado com sucesso, e a paciente recebeu alta hospitalar na segunda-feira desta semana, dia 18 de novembro.
De acordo com Cerqueira, a paciente apresentou fratura da 12ª vértebra dorsal (torácica), com risco de paralisia dos membros inferiores por compressão medular devido à existência de fragmento penetrante do canal vertebral neste nível. “Foram empregados equipamentos de alta tecnologia, próprios do hospital, necessários para este tipo de intervenção de alta complexidade.
Para a diretora administrativa Assistencial do Hospital Viamão, Nívea Dias do Canto Teixeira, esta intervenção cirúrgica é um grande avanço tecnológico para o hospital. “Mais uma vez o IMAS, com sua expertise, segue ampliando atendimentos de forma segura e humanizada, promovendo aos seus pacientes a melhoria na assistência de saúde”, afirmou ela.
“Nossa equipe multiprofissional não mediu esforços para que esta cirurgia obtivesse sucesso, visto ser a primeira desta natureza no Hospital Viamão. Estamos muito felizes e satisfeitos com o êxito do procedimento e já vislumbramos novas conquistas em prol da saúde da população viamonense”, completou a diretora administrativa.