O Sextilho da Vereança – O DV está publicando uma série de entrevistas com os 21 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028. Seis perguntas, jogo rápido, sem burocracia. O personagem desta reportagem conseguiu a vaga após três tentativas, dessa vez em conjunto com outras duas lideranças.
Lucianinho já tem experiência política, afinal foi suplente com várias aparições na Câmara, principalmente no turbulento ano de 2020. Já foi secretário de Cultura e, nessa eleição teve a parceria das lideranças comunitárias Chico e Elvinho, sob o codinome Mandato Coletivo Unidos para o Bem.
1 – Por que decidiu ser vereador?
Desde adolescente já me envolvia com a política através da escola, fui presidente de grêmio estudantil, e sempre procurei estar a frente de alguma causa a fim de resolver problemas. Resolvi concorrer a vereador para poder contribuir e ser o porta-voz da maioria das pessoas que sofrem nas vilas e não são atendidas. Além de me preocupar muito com a questão da acessibilidade, acredito que com um mandato poderei contribuir muito para inclusão dos que mais precisam.
2 – Como enxerga Viamão hoje?
Viamão tem se desenvolvido muito nos últimos anos, é a cidade da vez na região metropolitana, tem um potencial turístico gigante para contribuir com esse crescimento e trazer oportunidades. Viamão está num caminho certo onde ira alcançar o desenvolvimento econômico numa velocidade nunca vista por aqui, as pessoas realmente terão trabalho e ainda mais orgulho de pertencer a essa cidade.
3 – Primeiro projeto a ser apresentado nessa nova legislatura, já tens?
Estamos trabalhando muito em relação a inclusão social, defender as pessoas com deficiência, e iremos apresentar em primeiro momento um projeto para essa causa. Precisamos por exemplo ter rebaixamento de canteiro em toda 040 onde há paradas de ônibus para pessoas que tenham mobilidade reduzida poderem atravessar essa avenida com mais segurança.
4 – Que áreas considera importante que o novo governo deva dar prioridade?
Saúde é fundamental, ainda sofremos com a falta de consultas com algumas especialidades, e quero junto com o executivo ajudar nessa construção para sanar esse problema crênico. Infraestrutura é outra área importante e sabemos que já foi feito muito, mais ainda precisamos alcançar as regiões que não foram atendidas, com pavimentação de qualidade. Isso gera um sentimento de pertencimento, valorização, e amor por onde cada viamonense reside. Nossa cidade precisa avançar no cuidado das pessoas com mobilidade reduzida. Quem sabe uma secretaria de acessibilidade para cuidar ainda melhor das pessoas.
5 – Quanto à relação da Câmara de Vereadores com a sociedade, como entende que poderia haver mais transparência, mais interação? Como aumentar a credibilidade da Câmara?
As pessoas não têm mais tempo para ir em uma sessão na Câmara e para isso elegem seu representante. A política ficou desacreditada pelas pessoas por muitas vezes verem uma sessão simplesmente como palco e não um lugar sério, onde deveria se discutir projetos que tragam um futuro melhor para as pessoas da nossa cidade. Precisamos chegar nas pessoas através das redes sociais, levando a verdade e transparência, só assim iremos resgatar a credibilidade com nosso povo!
6 – Que legado gostaria de deixar após os quatro anos de mandato?
Quero ser lembrado como alguém que não desiste do que acredita, de alguém que honra o que fala, e usa sempre a sinceridade. Foram quatro eleições onde uma perdi por cinco votos apenas, mesmo assim continuei trabalhando, ajudando e auxiliando muitas pessoas em nossa cidade. Farei um mandato com transparência, seriedade, pensando sempre em não desapontar as pessoas que acreditam no nosso trabalho. E isso com humildade, trabalho, honestidade, transparência e sinceridade.