Mesmo preso, vereador Sérgio Ângelo recebe salário integral em setembro; Os tigres de papel da Câmara

Teve bastante barulho na Câmara na sessão da terça-feira (22) sobre o impasse envolvendo a manutenção do vereador Sérgio Ângelo no cargo. Porém, após as câmeras desligadas e microfones cortados, nada aconteceu. O parlamentar, preso preventivamente desde o dia 15, segue na cadeira, e recebendo pomposo salário de R$ 9.388,62.

O Diário de Viamão consultou o Portal Transparência da Câmara nesta quarta-feira (23) e confirmou que consta pagamento integral a Sérgio Ângelo em setembro, que efetivamente só trabalhou os 14 dias do mês que antecederam a reclusão em Canoas.

Explicando, a folha mensal do Legislativo é fechada antecipadamente, e os salários depositados nas contas no dia 20. Ou seja, primeiro recebem, depois trabalham. Tecnicamente falando, em caso de faltas, o desconto ocorre na folha seguinte.

Um dos vereadores que levantaram o tema na tribuna do Legislativo ontem, Guto Lopes (PDT) afirma que espera uma solução rápida pelo afastamento do colega preso.

- A Câmara precisa se posicionar urgentemente, esperamos que nesta quinta-feira (24), se a mesa diretora não decidir, que o plenário se manifeste - defende Guto, que não quis comentar a questão envolvendo o pagamento de salário completo a Sérgio Ângelo.

 

Silêncio e peso no bolso

 

Guto foi o único procurado pelo DV que aceitou falar. O parlamento que ruge alto nas transmissões ao vivo e lives pelo Facebook comporta-se como uma Savana cheia de tigres de papel.

É uma situação constrangedora, alimentada pela letargia da presidência e da mesa diretora da "Casa do Povo". Enquanto nenhuma decisão é tomada, temos um parlamentar de Viamão mantido no cargo mesmo atrás das grades. Pois, das duas, uma: até que um suplente seja chamado, vamos ter Sérgio Ângelo participando online direto da penitenciária, ou recebendo sem trabalhar. 

Na prática, o único punido é o cofre público e o dinheiro do contribuinte. 

 

O que diz o presidente da Câmara, Eraldo Roggia

 

A coluna fez contato com a assessoria do Legislativo, que informou levaria os questionamentos ao Departamento Jurídico. Não recebemos retorno da Casa ou do presidente Eraldo Roggia (PTB) até a publicação.

 

Salários pagos mesmo durante afastamento

 

O Portal Transparência mostra que os salários de Sérgio Ângelo foram pagos integralmente durante o período em que esteve afastado da Câmara por conta da Operação Capital, a "Lava Jato de Viamão". Não se trata de ilegalidade, uma vez que o impedimento não previa suspensão de vencimentos e benefícios, e o mesmo acontece até o presente momento com o prefeito André Pacheco (PSD), fora do cargo até dezembro, mas com dinheiro pingando na conta todo mês.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Exaustão

Salete havia decidido mudar de vida. Morava num pequeno sítio no interior de São Paulo. Mas pensava que seria mais feliz na capital.Engano profundo. Na capital moravam os grandes vícios.

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook