Se essa praça, se essa praça fosse minha… Os moradores da rua Guarani das Missões, na parada 14 da Vila Cecília, fizeram muito mais do que “ladrilhar”, como diz a música infantil. Na última semana, eles limparam, arrumaram, pintaram e reformaram brinquedos para dar um espaço diferente e alegre para as crianças da comunidade se divertir. O local, que foi inaugurado há cerca de dez anos pela prefeitura, estava abandonado, acumulando lixo e insetos.
Cansada dessa realidade e de esperar que algo fosse feito pelo poder público, a dona de casa Fernanda Schmitz, 25 anos, decidiu reunir um mutirão de vizinhos para mudar a realidade do lugar que fica em frente à sua casa. Ao todo, foram mais de 20 pessoas envolvidas.
— Eu moro na frente da pracinha há 18 anos. Nós fizemos um abaixo-assinado para abrir a pracinha. Abriram e não vieram nunca mais, ficou jogada. O lixo estava tomando conta, carroceiros vinham na madrugada e largavam lixos ali. Nos reunimos e uns deram tintas, uns deram cal, mão de obra. A luz usada foi nossa, pincéis nós mesmo compramos. Cada um deu o que tinha restos de tintas, plantamos flores. Enfim, cada um fez o que pôde.
O próximo passo é fazer uma “vaquinha” para alugar um contêiner e retirar todo o lixo que saiu do local.
— Esse é o objetivo do próximo mês, caso a prefeitura não venha recolher.
Além disso, a praça ainda precisa de reparos nos brinquedos. Alguns deles, como o escorregador, já feriu uma criança por estar enferrujado e com aberturas.
— O escorregador está enferrujado e tem um buraco no meio, uma menina esses dias acabou se cortando. Os balanços, de quatro temos apenas dois que fizemos de pneus. O “vai e vem” desapareceu faz uns sete anos, eles levaram para arrumar e simplesmente ninguém sabe onde está. Além disso, também tem um bueiro que está com a tampa quebrada. Tenho medo que alguma criança caia ali. Queremos arrumar mais, mas precisamos de ajuda.
Confira o trabalhos dos moradores:
Imagem de como a praça estava antes da reforma dos moradores
Moradores limpando a área
Crianças também ajudaram plantando flores e pintando
O muro depois de pintado
Os novos balanços