Na tarde da última sexta-feira (25) os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – que é desenvolvido nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) – realizaram uma mostra cultural, no auditório do Centro Profissional Walter Graf. Durante a Mostra, os visitantes puderam apreciar uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artesanato e também assistir apresentações de música e de teatro. O evento contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, familiares e da comunidade em geral, que lotou o auditório para prestigiar as apresentações.
Em reportagem divulgada há duas semanas pelo Diário, o professor responsável pela oficina de canto, Ingo Schneider, falou sobre a empolgação dos idosos em participar de atividades como esta aconteceu no dia 25.
— Eles adoram essas apresentações, o baile da primavera, que acontece anualmente, também é um dos eventos que eles curtem, se divertem.
Um vídeo também foi apresentado com depoimentos emocionantes coletados a partir das experiências de muitos usuários do Serviço de Convivência. Ireni Rodrigues Rufato, participa do Serviço de Convivência no CRAS São Tomé e explica que as atividades e o convívio social vem lhe proporcionando uma mudança significativa na sua vida. “Tem épocas que eu não tenho vontade de sair de casa porque eu tenho depressão. Mas, eu venho no CRAS, encontro as amigas e volto renovada. Só tenho a agradecer a todos pelo atendimento e pelas amizades”.
Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Carlos Pires, o principal objetivo do Serviço de Convivência é prevenir situações de isolamento social e proporcionar a integração entre os idosos dos CRAS. "Todos estão de parabéns. Esse é um momento de confraternização em que a gente consegue ver o que vem sendo produzido pelos idosos ao longo do ano. É importantíssimo esse momento para valorizar os trabalhos realizados, além de elevar a autoestima de todos", destaca o secretário.
Oficinas de artesanato, canto e movimento, passeios, rodas de conversa com temas relacionados à terceira idade e orientações referentes aos seus direitos. Esses são alguns dos projetos ofertados pelo SCFV. Atualmente, cerca de 80 pessoas participam regularmente das atividades. As pessoas interessadas em participar do Serviço de Convivência para Idosos devem procurar o CRAS da sua região.
Saiba mais
Os Grupos de Convivência para Idosos têm como objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário; valorização pessoal e melhoria da autoestima. O serviço é desenvolvido nos cinco Cras da cidade: Rural – Águas Claras/Itapuã; Monte Alegre; São Tomé/Martinica; Centro/Tarumã e São Lucas.
Confira o endereço dos CRAS:
CRAS Centro/Tarumã: Rua Jorge Kalil Flores, nº 231 – Centro – Fone: 3492-3315
CRAS São Lucas: Av. Senador Salgado Filho, 4661 – São Lucas – Fone: 3492-2607
CRAS São Tomé Martinica: Rua Canguçu, nº 75 – Planalto – Fone: 3444-1263
CRAS Monte Alegre: Rua Amazonas, nº 740 – Monte Alegre – Fone: 3493-7602
CRAS Rural Sede Itapuã: Itapuã: Rua Gaspar Silveira Martins, 166 – Fone: 3494-1230;
CRAS Rural Núcleo Águas Claras: RS 040, Km 27, no prédio da antiga Escola Apolinário – Fone: 3498-2478.