Muita gente não sabe, mas muito mais do que acompanhar, analisar e fiscalizar a saúde pública de Viamão, o Conselho Municipal de Saúde, serve também para dar suporte aqueles que – por ventura – possam estar enfrentando dificuldades ou mesmo queiram fazer uma denúncia de irregularidades. E é para isso que os membros do conselho estão se empenhando nos últimos meses.
— É muito importante as pessoas saberem qual o nosso propósito, por que nós existimos, qual o trabalho que desempenhamos no município e que podem contar conosco. É claro que não estamos aqui para conseguir exames e consultas para todo mundo. Mas recebemos as reclamações, investigamos, sabemos os porquês e sempre damos um retorno ao cidadão — diz Luís Fernando Prates, presidente.
Criado em 2001, o Conselho Municipal de Saúde tem caráter permanente e é integrado por representantes do Governo, Prestadores de Serviços, Profissionais de Saúde e Usuários. Nenhum membro do Conselho é remunerado.
Além disso, entre outras atribuições, o conselho participa da elaboração de critérios para a celebração de contratos entre o Setor Público e Entidades Privadas no que tange à prestação de Serviços de Saúde; aprecia e aprova previamente convênios e termos aditivos a serem firmados pela Secretaria Municipal de Saúde e aprecia e aprova a proposta do orçamento anual da Secretaria Municipal de Saúde.
Eleições para nova mesa diretora
Desde o dia 9 de maio estão abertas as inscrições para a composição da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2017/2019. As inscrições das chapas concorrentes deverão ser apresentadas à Comissão Eleitoral, para análise e homologação dos candidatos, na secretaria do Conselho, em sua sede (avenida Senador Salgado Filho, 9214 – Parada 55), em duas vias, das 8h às 12 horas e 14 às 16 horas, até o dia 12/06/2017.
A eleição se dará entre as 19h30 e 21h, em Plenária Ordinária no dia 12 de junho, na sede do Conselho. Maiores informações, pelo telefone: 3485-8649 ou e-mail: cmsviamaors@gmail.com