A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Quinta da Estância, está promovendo uma experiência diferenciada e inovadora de imersão na educação ambiental no formato digital: é a Viagem de Estudos Virtual, uma iniciativa pioneira no Brasil. São vídeo aulas temáticas, elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças em meio aos desafios do ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19.
Serão contemplados mais de 20 mil estudantes gaúchos de escolas públicas estaduais e municipais de Viamão e de outros nove municípios da Serra Gaúcha. O enfoque principal das viagens temáticas que constituem o material educacional será “água e saneamento”. O link de acesso será disponibilizado na primeira quinzena de dezembro.
A iniciativa foi impulsionada justamente pelas dificuldades impostas às escolas, que precisam garantir o interesse e o aprendizado dos alunos mesmo sem a presença nas salas de aula. São conteúdos atrativos e interativos, elaborados com relevância pedagógica. O projeto Viagem de Estudos Virtual da Corsan foi inspirado em um trabalho já desenvolvido pela Quinta da Estância, com filmagens da fazenda. A metodologia exclusiva de criação dos conteúdos aguça a curiosidade natural dos alunos e amplia a compreensão dos temas abordados.
Para a Sônia Sittini Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, é um orgulho realizar um projeto de tamanho impacto na educação de estudantes de escolas públicas destas regiões.
– Temos certeza que esta iniciativa irá qualificar e auxiliar na construção do conhecimento dos alunos através de uma Viagem de Estudos Virtual interativa e focada na prática dos conteúdos e estudados – declara.
– A sustentabilidade e a inovação são temas centrais para a Corsan. Pensando nisso criamos junto com a Quinta da Estância este projeto inovador de Educação Ambiental Virtual para os alunos destas importantes regiões do Rio Grande do Sul. Embarquem nesta viagem e aproveitem este belíssimo projeto – convida o Diretor-Presidente da Corsan, Roberto Barbuti.
O trabalho em conjunto da Corsan e da Quinta da Estância já estava consolidada no projeto “Jovens Embaixadores do Saneamento Básico”, que teve três edições durante a montagem da PPP da Corsan na Região Metropolitana. Por conta da impossibilidade de realizar eventos de educação ambiental presenciais surgiu a ideia de trabalhar com as Viagens de Estudos Virtuais, um projeto social Ensino à Distância (EAD), que representa a 4ª edição do “Jovens Embaixadores”. A iniciativa marca o projeto da nova PPP da Corsan na Serra Gaúcha, que irá universalizar o tratamento de esgoto nos nove municípios da região contemplados pelo projeto.
A Viagem de Estudos Virtual da Corsan, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explorando as quatro áreas de conhecimento, conta com 20 vídeoaulas e 120 testes de conhecimento distribuídos após cada aula. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da Corsan.
As videoaulas ficarão à disposição dos alunos por um ano e os vídeos podem ser revistos quantas vezes eles quiserem. Desta forma, os conteúdos também poderão ser abordados em sala de aula, quando as atividades presenciais forem retomadas.
Leia também