Tarifa da praça de Gravataí cai de R$ 6,90 para R$ 3,50 — e em Santo Antônio vai para R$ 7,10
Com o fim da concessão da Concepa sobre os 121 quilômetros da BR 290 nesta terça-feira, dia 4, as coisas mudam um pouco na rodovia. O governo decidiu prorrogar por um ano o contrato com a empresa, que continua operando o socorro e resgate, além da manutenção em todo o trecho concedido.
E já que não terá a necessidade de investir em novas obras, o preço cobrado de quem usa a Freeway também será menor: R$ 3,50 na ida e na volta na praça de Gravataí e R$ 7,10 em Santo Antônio, sentido Capital/Litoral.
E Viamão, o que tem a ver com isso?
Muito, na verdade. Com a redução do pedágio, a Freeway vira rota alternativa para acesso à Zona Norte da Capital sem enfrentar os costumeiros congestionamentos da Bento em Porto Alegre ou do Caminho do Meio, para quem usa a Manoel Elias, especialmente.
O que deve mesmo mudar a relação de Viamão com a Freeway é o novo contrato, a ser licitando ainda no segundo semestre, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Na nova concessão, o pedágio de Gravataí passa do atual quilômetro 76 para o 59 — para lá da GM. Isso significa que, para ir a praia, quem sai de Viamão pagará a nova tafira.
A praça de Santo Antônio, no entanto, não deve mais ficar onde se encontra — nem teria sentido um praça quase ao lado da outra. Um dos planos discutidos em audiências públicas da ANTT é ampliar o trecho concedido da Freeway, incluindo mais 110 quilômetros da BR 101 até a divisa com Santa Catarina.
Assim, a praça de Santo Antônio iria para algum ponto da BR 101 — livrando do segundo pagamento quem usa a Estrada do Mar ou busca praias como Tramandaí, Imbé e arredores.
Outro benefício da mudança das praças de pedágio é que, para ir a Porto Alegre pela ERS 118 e Freeway, moradores de Viamão estariam isentos de pedágio.
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