Assim como tem agido com relação a praticamente tudo ligado à futura gestão, Valdir Bonatto mantém sigilo sobre a composição do seu secretariado. Mas conforme apuração do DV, o mistério começa a ser desfeito amanhã (29).
Nesta terça-feira, cinco pastas devem ter titulares oficializados. Contudo, os tucanos não revelam quais. E quem acompanhou os escândalos e a crise financeira das terceirizadas em 2020 concorda que o interesse principal é saber com quem ficará a Saúde.
Restam poucas vagas, mas do PSDB, a única informação externada oficialmente é que o prefeito eleito segue "avaliado currículos" de indicados. Mas afirmo que as "grandes" secretarias, as mais cobiçadas, "já foram".
Nem todos os partidos aliados tiveram direto a apresentar nomes. Nos bastidores, admite-se que o resultado das urnas foi rigorosamente levado em conta. O direito a "dar sugestões" passou por aí.
Mesmo a quatro dias da posse, pouco se sabe. E não será surpresa caso alguns secretários venham a ser confirmados apenas em 1º de janeiro.
É o jeito Bonatto de fazer política.
Datas à parte, a promessa é de homens e mulheres com perfis técnicos ocupando a maioria dos cargos. As especulações projetam também o merecido reconhecimento a servidores de carreira da Prefeitura.
Mas eu nunca deixaria de levar em conta a influência dos caciques partidários até o anúncio oficial.
É o jeito Viamão de ser das coisas.
Tempo próprio
Por falar em jeito, enquanto cidades vizinhas fazem eventos para divulgar os secretariados, algumas até em estilo apresentação de jogador de futebol, Viamão segue apegada a seus próprios ritos. É da cultura da cidade manter informações guardadas, temendo interferências, evitando a "turma da fofoca".
E convenhamos: como no mundo da bola ou no mercado financeiro, na política, nomes "pegam preço" conforme as especulações.
Na panela de caranguejos que é a Velha Capital, imaginem a ciumeira entre os partidos da base se o secretariado vaza muito antes da posse. Já pensaram na fila de gente pedindo um CC aos "pré-candidatos" a secretários?
Leia também
André Pacheco reassume Prefeitura – as cadeiras da incerteza
Câmara aceita denúncia contra vereador Sérgio Ângelo
Prefeito André Pacheco, secretários e vereador viram réus em processo da Operação Capital
Prefeito de Viamão, 5 secretários e vereador afastados por suspeita de corrupção
Operação Pegadas: a política de Viamão pisa em ovos
Como secretário foi envolvido na ’Lava Jato de Viamão’; Carlito Gandhi de Calcutá
Justiça afasta André Pacheco por mais 120 dias; A cassação antecipada e a morte anunciada
Os motivos que levaram o MP a pedir a manutenção do afastamento de André Pacheco
Justiça aceita denúncia do Ministério Público contra André Pacheco e vereador
O rato, o lixo acumulado e o corona: o caos na saúde de Viamão
A praça das seis mulheres: o apelo das merendeiras que não recebem salários desde dezembro