O deputado Professor Bonatto (PSDB) concedeu na noite de sexta-feira (14) a Medalha da 56ª Legislatura ao jornalista e escritor, José Barrionuevo. A entrega aconteceu durante o evento de instalação da Secretaria Municipal do Turismo, no Vila Ventura Ecoresort, em Viamão.
Reconhecido pela sua atuação nos meios de comunicação gaúchos, como Correio do Povo, Rádio Guaíba, Zero Hora, Barrionuevo atuou como supervisor de imprensa na Assembleia Legislativa e foi um dos fundadores da Rádio Pampa de Jornalismo. Sua relação com o município de Viamão ficou mais consolidada com o recente lançamento do seu livro, “Viamão 300 anos”, que faz um resgate histórico e evidência os potenciais turísticos no município.
“O Barrionuevo fez muito por Viamão quando dedicou seu tempo e talento para escrever uma obra tão rica, mas também fez muito pelo Rio Grande do Sul com o seu trabalho como jornalista. Tudo que ele sabe está dividindo conosco”, afirmou o parlamentar.
O jornalista escolheu morar em Viamão justamente pelas belezas naturais e qualidade de vida. “Terminou o meu tempo na linha de frente do jornalismo e escolhi essa cidade, com tanto potencial para morar. Acompanho os empreendedores, políticos e agora recebo essa homenagem de um deles”, destacou.
Bonatto também observou que a entrega foi justamente em um momento onde muitos daqueles que foram inspiração para a obra de Barrionuevo, estavam reunidos em um mesmo lugar. “Uma atmosfera perfeita para evidenciar o trabalho e atuação do Barrionuevo. Além de ser uma data histórica para Viamão, com a instalação da primeira secretaria do Turismo, no dia 14 de julho também celebramos os 50 anos do Parque Estadual de Itapuã, nossa referência no turismo e que inspirou muito o Barrionuevo a escrever sua obra”, completou.
O evento contou com a presença do prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, do secretário geral de Governo, Rafael Bortoletti, do secretário de Turismo, Gugu Streit, do presidente da Câmara de Vereadores, André Gutierres e empresários locais.