Quase 300 animais de rua castrados pela prefeitura

Ao todo, foram 292 animais, todos oriundos das Feiras de Doação.

A situação dos animais de rua em Viamão, assim como em outros municípios, é bastante preocupante. Além da falta de consciência de muitas pessoas, que abandonam cães e gatos sem motivo algum, falta estrutura adequada para o município recebê-los e castrá-los.

Porém, aqui em Viamão, o primeiro passo foi dado. Na última sexta-feira (23), foram entregues pela prefeitura os últimos animais castrados do ano. Ao todo, foram 292, todos oriundos das Feiras de Doação.

Os procedimentos e a internação são realizados na clínica licitada para o serviço e o transporte desses animais é feito pelo ônibus da Coordenação de Atenção aos Animais (Coman), da Secretaria de Meio Ambiente, sem custo algum para quem adotou. O serviço licitado é de esterilização de cães e gatos, de ambos os sexos e os veterinários costumam recomendar esse procedimento porque ele aumenta a expectativa de vida do animal, melhora o comportamento e reduz riscos de doenças.

Conforme o coordenador da Coman, Ângelo Oliveira, além das castrações gratuitas, existem em Viamão médicos veterinários e simpatizantes da causa animal que realizam castrações a baixo custo. Ângelo ressalta que, por intermédio da Coman, foram centenas de animais castrados a preços populares.

— Médicos veterinários que estiverem dispostos a realizar este serviço a baixo custo podem nos procurar que divulgaremos o seu serviço — explica Ângelo Oliveira.

As clínicas interessadas podem entrar em contato através do e-mail coman@viamao.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3492-7612.

Atividades da Coman

O trabalho da Coman busca reforçar a mensagem sobre a posse responsável e o estímulo para a adoção de animais disponíveis no serviço ou com as entidades e protetores de animais. Em razão disso, a Coman vem realizando feiras de doação de animais e campanhas de conscientização para inibir o abandono.

 Conforme dados da COMAN, até o momento, desde a criação da Feira de Doação de Animais, em julho de 2015, já foram doados 868 animais, entre cães e gatos. Em 2016, também foram realizadas cerca de 170 fiscalizações de denúncias de maus tratos, que chegaram através do Setor do Fala Cidadão (telefone 156).

Para conscientizar sobre posse responsável, a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais realiza palestras em escolas de Viamão. Ao todo, o projeto já atingiu 2.600 alunos com as palestras sobre posse responsável e identificação de maus tratos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook