Todo mês sobram exames de mamografia em Viamão

A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido do câncer de mama – e a mamografia é a melhor forma de descobrir a doença antes que ela apareça no exame clínico.

Mesmo assim, em Viamão, que dispõem de 1000 mamografias por mês, sempre sobram exames. Apenas no mês de outubro, com a campanha nacional de alerta para a prevenção do câncer de mama, é que aumenta a procura.

O secretário municipal de Saúde, Luis Augusto de Carvalho, mostrou os números de 2017, que refletem a baixa procura pelo exame:

— Em janeiro foram realizadas 497 mamografias. Em fevereiro, apenas 391. No mês de março, foram realizadas 526 mamografias. Em abril, o número caiu para 367. Por fim, no mês de maio, até agora, foram realizadas somente 127 mamografias.

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. A mamografia nessa faixa etária e a periodicidade bienal são rotinas adotadas na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseiam-se na evidência científica do benefício dessa estratégia na redução da mortalidade nesse grupo e no balanço favorável entre riscos e benefícios 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook