Viamão das Marias e dos Joãos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma ferramenta que permite aos usuários pesquisarem o quão popular é o nome de uma pessoa. O Projeto Nomes do Brasil é um banco de dados com mais de 130 mil nomes diferentes e usou como base o Censo de 2010, que contabilizou 200 milhões de brasileiros.

Além disso, é possível verificar quais são os nomes mais populares no país, Estados e municípios. Em Viamão, os nomes mais usados para mulheres são Maria (7.175) e Ana (2.900). Para os meninos, os preferidos são João (3.636) e José (3.194 pessoas).

 De acordo com os dados do IBGE, dá para perceber que o município segue a tendência do Brasil, que possui 11.694.738 Marias registradas. Outros nomes que estão no topo da lista nacional são José, com 5.732.508 pessoas, e Ana, com 3.079.729 pessoas.

Também é possível ver qual é o nome popular do país por década. Em todas, Maria segue no topo. Porém, é possível ver mudanças nos padrões de nomes ao passar dos anos. Antes de 1930, Manoel, Francisca e Antonia eram nomes populares. Na década de 1970,  Adriana e Marcelo começaram a aparecer nas listas. Em 1990, Jéssica, Felipe e Gabriel se tornaram populares. Já em 2000, Vitória e Mateus começaram a figurar.

Dois detalhes da pesquisa: nomes com menos de 20 ocorrências no Brasil não foram computados e o IBGE não levou em conta acentos e sinais como o “~” na hora de listar os nomes. Ou seja, Antônio e Antonio foram contabilizados como Antonio.

 

Você gostaria de saber se o seu nome é popular em Viamão? Clique aqui e confira.

http://www.censo2010.ibge.gov.br/nomes

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook