Elas até vieram, mas foram todas aplicadas novamente. A nova remessa de vacinas contra a gripe, enviada pelo governo do Estado a Viamão, se esgotou nesta quarta-feira (25). A retomada da campanha nacional de vacinação no município deve ocorrer na próxima semana, com a chegada de um novo lote.
As cinco mil doses foram recebidas na terça-feira (24) e ofertadas em oito unidades de saúde e por equipes volantes e domiciliar. A campanha iniciou na segunda-feira (23), data em que o município recebeu aproximadamente 10 mil vacinas.
A secretaria da Saúde de Viamão (SMS) divulgará por meio dos canais de comunicação da prefeitura a data em que o serviço será reiniciado. Segundo a SMS, mais de 15 mil pessoas já foram imunizadas.
A vacinação foi antecipada em todo o país, tendo idosos e trabalhadores da área da saúde como público-alvo nesta primeira etapa. Por conta da pandemia de coronavírus, a procura está maior do que em anos anteriores, por isso os estoques acabam rapidamente. Em virtude deste início precoce, o Insitututo Butantan precisou antecipar a produção. Na medida em que as doses ficam prontas, são enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassam aos municípios.
Para 2020 está prevista a fabicão de 75 milhões de doses 13% a mais do que no ano passado.
Unidades de Saúde que oferencem a imunização – das 9h às 16h:
– Centro
– São Lucas
– Augusta Meneghini
– Vila Elsa
– Águas Claras
– Capão da Porteira
– Itapuã
DIA D
O Dia D de vacinação contra a gripe ocorrerá no sábado, 9 de maio. A campanha vai até 22 de maio.
Vacina não protege contra o coronavírus
A vacina não previne contra o novo coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico da COVID-19, já que os sintomas das duas doenças são parecidos. A prevenção ofertada é para os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Primeiro caso de coronovírus em Viamão é confirmado
Viamão decreta situação de calamidade pública e apresenta medidas para o transporte
Decreto fecha comércio em Viamão – a partir de agora, somente serviços essenciais podem operar
O cavalo de Tróia que atravanca o gabinete do Russinho na pior crise da saúde da história de Viamão
Clique aqui para ler outras notícias sobre o coronavírus no site do Diário de Viamão