Reconheçamos, Nadim tem estrela. Não estou falando dos arranjos que o fizeram prefeito em exercício, mas da conjuntura que o livra, pelo menos até aqui, do ônus da crise do coronavírus. Na semana em que sentou-se na cadeira de fato e de direito, em 1º de agosto, Viamão chorou 19 mortos por coronavírus. 25 dias depois, mesmo sem ter movido nenhuma engrenagem da máquina pública para tanto, o número de óbitos apresenta desaceleração.
Eis a sorte de Nadim.
São 63 vidas perdidas em julho - 2,1 por dia. Não considero o total de casos uma vez que a subnotificação fica mais evidente a cada dia Quando passou a comandar o Gabinete, a ocupação dos leitos COVID-19 do Hospital Viamão (HV) era de 100%. Nesta quarta-feira (26), a mesma casa tem 15 pacientes entre confirmados e suspeitos - três deles em UTI.
O percentual de internações é apenas um dos indicadores levados em conta para as ações de combate e prevenção da pandemia, porém é o único levado em conta pela Prefeitura no momento. Passa a sensação de que o pior já passou, de que não é mais preciso investir em prevenção.
Basta uma olhada superficial nos demais números para derrubar a tese da tranquilidade:
1.
A curva segue em alta: 15,6 novos doentes por dia.
2.
Embora tenham caído, a média diária de mortes é elevada: 1,80/dia. E o Diário só contabiliza os óbitos efetivamente ocorridos em agosto: 47.
3.
As notícias de surtos em casas de repouso, conforme o Diário noticiou mês passado, voltam a se repetir. No dia 20, a Vigilância em Saúde de Viamão confirmou a infecção de cinco residentes dois funcionários em uma casa de repouso local.
4.
O Ministério Público investiga surto entre moradores do Hospital Colônia Itapuã. O Diário trouxe o fato no início do mês passado. Na ocasião, a Prefeitura alegou que a responsabilidade é do governo do Estado, mas que acompanhava os números.
5.
Se os números de internados por coronavírus caem no Hospital Viamão, o total de pacientes do município hospitalizados em Porto Alegre nunca foi tão elevado. Hoje são 42 - mais que a capacidade do HV.
6.
Sem juízo de valor, a sobra de leitos no HV é fruto de um descrédito da população na casa de saúde da cidade. Isso faz com que os moradores de Viamão busquem atendimento na Capital.
Alerta
Fato é que a população cansou da pandemia. Parece ter perdido o interesse e relaxou. Há tanto perigo nisso quanto a falta de ação dos gestores públicos ou no negacionismo consciente.
Passamos cinco meses sem nenhuma ação concreta da Prefeitura. O Estado nos emprestou dez leitos de UTI ; Russinho, além de lamentar o comércio fechado, gastou com equipes de higienização.
E foi só.
Nadim diz que reconhece os riscos que o vírus oferece, mas não age. Falou em implantar o protocolo da cloroquina - que não tem eficácia comprovada - mas, felizmente, não foi adiante, pois seria um gasto inútil. Criticou publicamente o Hospital Viamão e por opção pessoal, encerrou negociação para novos leitos. Tentou levar o dinheiro e o povo de Viamão para o Hospital Parque Belém, na zona Sul da Capital. A sobra de leitos no HV parece ter feito o assunto ser esquecido.
Como disse lá no início, o acaso favorece Nadim.
Flordelis, Gauchão, eleições, tudo parece ter mais importância do que a COVID-19 aos olhos do povo. Na Administração municipal, a pandemia só voltou ao discurso quando foi preciso negar a reposição salarial do funcionalismo.
Está na hora de a Prefeitura apontar onde investiu e onde pretende investir os tais R$ 32 milhões usados para o combate ao coronavírus. Que campanha de prevenção foi feita? Que teste foi comprado? O total de fiscais nas ruas aumentou?
Respostas, por favor.
Evolução do contágio
Nesta terça-feira, a secretaria da Saúde local notificou mais 39 casos e uma morte por coronavírus. O total de doentes foi a 1.070, o de mortes a 125 e o de recuperados para 345.
- 2.064 casos notificados desde o começo da pandemia:
- 1.070 confirmados
- 802 casos descartados
- 192 aguardam resultados
- 345 recuperados;
- 125 óbitos.
- 376 em isolamento domiciliar
- internados em Viamão: 14
- internados na Capital: 42
Atendimentos do Hospital Viamão
- Triagem Nas últimas 24h: 27;
- Suspeitos (aguardando resultado): 65;
- Confirmados desde 07/03: 190
- Óbitos desde 07/03: 60
Internações:
- 3 suspeitos e 3 confirmados na UTI Adulta
- 4 suspeitos e 4 confirmados na Internação Adulta
- 1 suspeito na Internação Pediátrica
Números de uma guerra:
Brasil:
- 3.717.156 confirmados (+ 47.161 nas últimas 24 horas)
- 117.665 mortes (+1.085 nas últimas 24 horas)
- 2.908.848 recuperados
- 690.642 em acompanhamento
Fonte: Ministério da Saúde
Rio Grande do Sul:
- 115.984 confirmados (+3.284 em 485 municípios - 98% de 497 municípios)
-3.235 mortes (+ 74 nas últimas 24 horas)
- 12.025 hospitalizados
- 1.919 pacientes em leitos de UTI - de 2.488 disponíveis (77,1% de ocupação)
- 105.164 recuperados
- 7.585 em acompanhamento
Fonte: secretaria da Saúde do RS
Viamão:
- 1.070 casos (39 nas últimas 24 horas)
- 125 vidas perdidas (1 nas últimas 24 horas)
- 345 recuperados
- 600 em acompanhamento
-192 suspeitos
Fonte: secretaria da Saúde de Viamão
Coeficientes de contágio:
Brasil:
1.768,8/100 mil habitantes
Rio Grande do Sul:
1.019,4/100 mil habitantes
Viamão:
419,2/100 mil habitantes
Fontes:
http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/
https://www.viamao.rs.gov.br/coronavirus





