Pelo menos hoje (13), a Câmara interrompe as férias. O presidente Armando Azambuja (PSDB) convocou, a pedido do prefeito e colega de partido Valdir Bonatto, uma sessão extraordinária para votar o novo orçamento da Prefeitura de Viamão em 2021.
O encontro desta quarta-feira começou no discurso de posse do Tucano. Bonatto avisou que solicitaria a retirada do orçamento encaminhado pela gestão anterior. A nova previsão anual de despesas e receitas segue, segundo o Poder Executivo, "uma série de projetos para reorganizar a economia e os serviços públicos nesse período de pandemia".
Como antecipei na coluna Armando presidente e Dieguinho vice: as cartas marcadas na eleição da Câmara, a gestão tucana da Prefeitura tem a maioria dos votos no Legislativo – e caminho livre para administrar o município. A reunião plenária de logo mais, às 17h, portanto, é pro forma: a peça orçamentária será aprovada sem sobressaltos.
O encontro dos parlamentares não deve se demorar, e as férias – embora muitos dos Edis mantenham atividades nas suas comunidades de base (é o que relatam) – poderão ser retomadas ainda hoje.
Sorte dos eleitos que hoje a temperatura está menos torturante do que no início da semana.
Nem todos os titulares desfrutarão do ar-condicionado da Casa do Povo nesta tarde, e é aí que repousa a curiosidade sobre a convocação extraordinária.
Eis a prévia:
– O presidente Armando confirmou ao Diário de Viamão que ainda não deu posse a Dédo Machado (MDB), que está impedido pelo Ministério Público de frequentar a Câmara (Operação Capital). Nos bastidores se sabe que antes mesmo da posse já havia pressão para a convocação do suplente imediato, mas a vaga de Dédo não será preenchida, segundo o chefe do Legislativo.
– André Gutierres (PP) não interrompeu as férias no Rio de Janeiro. A segunda suplente Paula Moreira, já que o primeiro da fila, Alfeu Freitas, está secretário de Bonatto, assume para votar hoje.
– Quem também estará no plenário é Estela Vilanova (PT). O companheiro de partido dela, Alex Boscaini, está com COVID-19.
Segunda reunião
No dia 6 de janeiro, apenas 16 dos 21 edis acordaram cedo para trabalhar. Durante a manhã da referida data, participaram da primeira sessão representativa do ano.
Eis os presentes:
Armando Azambuja (presidente) – PSDB
Dieguinho Santos – PSD
Dilamar de Jesus – PSB
Rodrigo Pox – PDT
Sandro Elias (Preguinho) – DEM
Fabrício – MDB
Luizinho do Espigão – PSDB
Eda Regina – PDT
Keno do Jari – PSDB
Fátima Maria – PT
Rodrigo do Bar – Cidadania
Thiago Gutierres – PSD
William Pereira – PTB
Roni Bella – PSD
Markinhos da Estalagem – PSB
Prof. Igor Bernardes – PL
SAIBA MAIS – A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO:
O presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, Armando Azambuja – PSDB, convocou sessão extraordinária, a pedido do Poder Executivo, para a quarta-feira (13), às 17h, com a finalidade de discutir e votar matéria relevante. Será apreciado e votado o projeto de lei 083/2020, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2021, assim como o projeto de lei 097/2020, que orça a receita e fixa a despesa do município de Viamão para o exercício de 2021.
A convocação dos vereadores para a sessão extraordinária deu-se de acordo com a antecedência regimental necessária. Em decorrência da realização de sessão extraordinária, a sessão representativa foi transferida para a quinta-feira (14), às 10h.
TRANSMISSÃO AO VIVO – A TV Câmara Viamão disponibiliza as sessões plenárias transmitidas ao vivo diretamente no site do Legislativo viamonense, no link https://camaraviamao.rs.gov.br/tv/. Na quarta-feira (13), haverá a transmissão ao vivo de sessão extraordinária no Facebook, em https://www.facebook.com/camaradeviamao/live/ a partir das 17h.
Leia também
A nova composição da Câmara: conheça os eleitos e os suplentes