Durante a cerimônia de formação de 434 soldados-alunos da Brigada Militar (BM), nesta sexta-feira (21), o governador José Ivo Sartori anunciou que as atividades já iniciam na próxima semana. Os novos PMs, após uma determinação do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, irão passar por um estágio operacional supervisionado em regiões com mais criminalidade do Estado, entre elas, Viamão.
O setor de comunicação do comando-geral da Brigada Militar afirma que o número de soldados que será disponibilizado para cada região ainda não foi repassado de forma oficial. Conforme o Diário publicou nesta semana, existe uma previsão do 18º BPM que seja em torno de 30 a 40 PMs, mantendo a média do que será disponibilizado também para Gravataí.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal'Lago, o efetivo será empregado em operações no modelo Avante, visando a dar maior segurança às comunidades e reduzir os indicadores criminais dos municípios selecionados.
— Após esta fase, serão encaminhados, gradualmente, aos seus batalhões de destino — explica.
Além disso, 30 brigadianos serão deslocados aos comandos rodoviários.
— A formação de 1.018 PMs, somados ao efetivo de mais de 500 novos brigadianos que estão fazendo curso de formação e ao novo concurso com 6.100 vagas, possibilita ampliação das atenções também para o interior do Estado. Essa atenção começa com os 389 disponíveis de imediato — disse o secretário durante seu discurso na formatura que aconteceu nesta manhã.
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO | Viamão pode receber 40 PMs





