O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP) ofereceu denúncia contra o prefeito André Pacheco e outros 15 investigados no âmbito da Operação Capital, a "Lava Jato" de Viamão. E a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça gaúcho tornou pelo menos nove deles em réus.
Além de Pacheco, os ex-secretários Pedro Joel de Oliveira, Jair Mesquita de Oliveira, Vladimir Bandeira e o vereador Sérgio Ângelo, preso desde o mês passado, têm pedido de responsabilização criminal aceitos e devem ir a julgamento. Na mesma situação, estão outros suspeitos de participação em esquemas de corrupção: Plínio Silva dos Santos, Carlos Antônio Abreu Bennech, Wagner da Rocha Donni e Karen Beatriz Rocha da Costa.
Os demais denunciados (ainda não há confirmação de que o TJ os tornou réus) são Éderson Machado dos Santos e Carlito Nicolait de Mattos, ex-secretários, Fabrício Ollermann de Oliveira, Fernanda Andrade de Souza Risden, Gustavo Pinto Ribeiro e José Marcus Antunes de Andrade.
Vale destacar que há outros dois pedidos para tornar Pacheco réu em outros processos envolvendo a Operação Capital.
O que diz o MP
O Diário de Viamão solicitou ao Ministério Público acesso às peças de denúncia e despachos que torna réus o prefeito afastado, os sercretários e o vereador citados, para compreender quais acusações em em quais dos três processos da Operação Capital elas foram formalizadas.
O outro lado
O DV tenta contato com todos os citados. O espaço está disponível para as manifestações de cada um.
Aguarde novas informações.
LEIA TAMBÉM
Operação Pegadas: a política de Viamão pisa em ovos
Como secretário foi envolvido na ’Lava Jato de Viamão’; Carlito Gandhi de Calcutá
Justiça afasta André Pacheco por mais 120 dias; A cassação antecipada e a morte anunciada
Os motivos que levaram o MP a pedir a manutenção do afastamento de André Pacheco
Justiça aceita denúncia do Ministério Público contra André Pacheco e vereador
O rato, o lixo acumulado e o corona: o caos na saúde de Viamão
A praça das seis mulheres: o apelo das merendeiras que não recebem salários desde dezembro