URGENTE | Justiça determina retorno de André Pacheco à Prefeitura

Agora é oficial. Na tarde dessa sexta-feira (11), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ) suspendeu a medida cautelar que mantinha André Nunes Pacheco afastado de suas funções na Prefeitura de Viamão. O retorno é imediato e pode, portanto, ocorrer a partir desse sábado (12).

A decisão é do desembargador Julio Cesar Finger, relator da matéria no TJ. Ressalva-se que Pacheco segue proibido de manter contato com os demais investigados e testemunhas na Operação Capital pelos próximos 90 dias. 

 

 

Analiso:

A máxima diz que de cabeça de juiz e da barriga de grávida não se pode esperar certeza. Pois Julio Cesar Finger acaba de parir uma bigorna política e a colocou bem no gabinete do Prefeito de Viamão. 

Há de se convir que a possibilidade existia legalmente, mas a volta de Pacheco é cercada de incoerências. Senão vejamos:

– Foram 300 dias de afastamento pedidos pelo Ministério Público, que formalizou denúncias – no plural – contra o prefeito. A promotoria solicitou inclusive a devolução de montantes vultuosos de recursos;

– Em apenas um dos processos, o prefeito (até hoje) afastado é denunciado por ter recorrido em crime de responsabilidade em 50 vezes;

– A "cereja do bolo" foi apresentada no dia 4 deste mês, quando o próprio desembargador Julio Cesar Finger informou à Câmara de Vereadores que havia determinado a prorrogação da suspensão do mandato de Pacheco até 15/12/2020. O Legislativo foi oficiado ontem. Sim, ontem (10/12).

– Chama atenção que o Ministério Público Eleitoral solicitou o compartilhamento de provas. Não penso outra coisa a não ser que vai respingar de alguma forma a candidato(s) e partido(s).

 

Não consigo entender, mas posso apostar que alguma coisa mudou para a mesma pessoa ter dois entendimentos divergentes em tão curto espaço de tempo.

Por fim, a única certeza no momento é de que o retorno de Pacheco "aos 43 do segundo tempo" bagunça o campeonato inteiro. No campo administrativo é inviável – a qualquer um que seja – se inteirar do que aconteceu durante um ano inteiro e após a passagem de três (Russinho, Evandro e Nadim) prefeitos pelo gabinete. E mais: Vai mudar secretários? Exonera, nomeia CCs? Assinará que tipos de decretos? Que vantagem Viamão terá com essa troca? Quem vai até o gabinete tirar fotos com ele?

Na boa, botaram o André na cadeira para ele ter tempo de apagar as luzes e fechar as portas.
Se é que ele terá tempo para tanto. E de mais a mais, cada novo dia é um dia – tudo pode mudar.

Na área política é onde estão os principais problemas dessa volta. André e Valdir Bonatto já foram aliados, hoje são inimigos declarados. No papel, ao menos, um terá que transmitir o cargo para o outro. Dá tempo de deixar alguma "armadilha" ao futuro dono da cadeira? Como fica a transição de governo?

Fontes próximas a Valdir Bonatto consultadas pela coluna afirmam que André estar ou não no comando do Executivo em nada interfere. A única coisa que não muda é o desejo dos tucanos de manterem distância do ex-melhor amigo.

Parece roteiro de cinema. Mas é a vida real – e que colocará Viamão novamente na mídia. Pena que de forma negativa.

 

LEIA TAMBÉM

Operações Capital e Pegada: Ministério Público cobra mais de R$ 33 milhões de investigados

Ex-secretário denunciado por fraude na ’Lava Jato de Viamão’ se diz injustiçado

Operação Pegadas: a política de Viamão pisa em ovos

Câmara aceita denúncia contra vereador Sérgio Ângelo

Vereador Sérgio Ângelo completa uma semana preso, mas segue no cargo; A Câmara conseguiu o ’bode na sala’ para retardar o afastamento

Prefeito André Pacheco, secretários e vereador viram réus em processo da Operação Capital

Prefeito de Viamão, 5 secretários e vereador afastados por suspeita de corrupção

EM VÍDEO: Promotora do Ministério Público fala sobre operação que prendeu vereador e vasculhou Prefeitura e Câmara em Viamão​

Homem por trás do afastamento de André Pacheco rompe o silêncio um ano após denúncias que deram origem à ’Lava Jato’ de Viamão

Dédo Machado: ’Não posso jogar 27 anos da minha vida pública na lata do lixo por irresponsabilidade de um menino que está sendo comandado

Operação Capital afasta prefeito, secretários e vereador de Viamão por suspeita de crimes licitatórios

Justiça afasta André Pacheco por mais 120 dias; A cassação antecipada e a morte anunciada

Os motivos que levaram o MP a pedir a manutenção do afastamento de André Pacheco

Justiça aceita denúncia do Ministério Público contra André Pacheco e vereador

O rato, o lixo acumulado e o corona: o caos na saúde de Viamão

A praça das seis mulheres: o apelo das merendeiras que não recebem salários desde dezembro

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Que pátria é a deles? 

“É preciso ser uma besta quadrada para desafiar desta forma a soberania brasileira”. Compartilhamos o artigo de José Sócrates, publicado pelo ICL Notícias Que coisa extraordinária. Que coisa absolutamente extraordinária.

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade

Facebook