A partir desta sexta-feira, (7), está autorizado o retorno à sala de aula dos alunos do 5º ano fundamental em Viamão. Demais séries e atividades serão retomadas na segunda-feira, (10).
De acordo com novo decreto emitido pela Prefeitura (68/2021) foram liberadas, nas datas já mencionadas, as aulas presenciais do 3º ao 9º ano do Fndamental, ensinos Médio e Superior, ensino técnico e pós-graduação. Da segunda-feira em diante também recomeçam atividades de apoio à educação, ensino de idiomas, ensino de músicas, esporte, dança e arte, artes cênicas, arte e cultura, formação profissional ou continuada, cursos preparatórios para concurso público, treinamentos e similares de forma híbrida.
O documento normatiza o funcionamento das redes pública – municipal e estadual – e privada. Contudo, o Gabinete do Prefeito informa que as escolas administradas pelo município terão retornos gradativos.
Outras mudanças
O decreto também altera o atendimento em Agências Lotéricas, que passa a ser individualizado. A regra prevê controle de acesso e fluxo de clientes por meio de distribuição de senha, agendamento ou sistema similar.
A íntegra do decreto você encontra em https://bit.ly/3emMRyy.
Vacina para professores com comorbidades
A partir desta sexta-feira (7), parte das reivindicações dos professores começa a ser atendida. Educadores em atividade presencial na rede pública de Viamão, seja em escola municipal ou estadual, com 45 anos ou mais e com comorbidades, serão imunizados com primeira dose da vacina contra o coronavírus. Será entre 8h e 17h no Centro de Especialidades da parada 44.
No sábado (8), é a vez de educadores com mais de 35 anos com comorbidades. Será entre 9h e 13h no Centro de Especialidades.
Quem tem 25 anos ou mais e comorbidade, deve procurar a imunização na segunda-feira (10), entre 8h e 17h, sempre no Centro de Especialidades.
Na terça-feira (11), a vacina contra a COVID-19 será ofertada a professores a partir dos 18 anos. Será entre 8h e 17h no Centro de Especialidades.
A secretaria da Saúde lembra que para receber a 1ª dose da vacina contra a COVID-19, é necessário ter em mãos documentos que comprovem o direito. A relação do que é necessário e a lista de comorbidades contempladas podem ser consultadas neste link.
Em vídeo
No início da noite, o prefeito Valdir Bonatto falou sobre o novo decreto. A edição de vídeo é do Guilherme Klamt.
Leia também:
Rafael Martinelli: Cafajestes de Viamão, respeitem os professores!