Valdir Bonatto, Nilton Magalhães e os 21 vereadores de Viamão estão diplomados. O ato com presença restrita por conta da pandemia de coronavírus ocorreu nessa manhã (18) na Central de Atendimento ao Eleitor de Viamão.
Bonatto, Nilton e Roni Bella (PSD) foram os únicos eleitos presentes. Os demais receberam seus diplomas em cerimônia virtual.
Leia também:
Clique aqui e confira os eleitos e os suplentes para a legislatura 2021-2024.
Os discursos:
A juíza Eleitoral de Viamão Carine Labres fez um discurso forte, em tom de cobrança aos eleitos. lembrou da responsabilidade e dos deveres:
– A diplomação é um ato pelo qual a Justiça Eleitoral os credencia para assumir a cidade. É uma legitimidade para o exercício do cargo. Esse momento imprime grande responsabilidade. Lembrem disso, senhores, em cada dia de seus mandatos. Sejam probos! Cabe aos vereadores pautar com o povo os interesses públicos, fiscalizar e agir em interesse do povo. Aos senhores prefeito e vice, os senhores representam a esperança de Viamão. Os senhores receberam 23957 votos válidos. Honrem esses votos – disse.
Carine finalizou lembrando a pandemia e criticou a corrupção no Brasil.
– O povo está cansado de políticos corruptos, do desvio de função e dos políticos que se desviam de suas finalidades. Isso se evidencia ainda mais com os votos nulos, brancos e abstenções em Viamão.
O primeiro diplomado foi Roni Bella. De pronto, respondeu à juíza:
– A todas as famílias de Viamão: eu não vou desapontar!
Valdir Bonatto lembrou sua trajetória política como vereador e prefeito. E garantiu estar mais experiente e pronto para o desafio que terá pela frente ao retornar para o comando do Executivo.
– É Doloroso, é difícil fazer política séria em um ambiente sem transparência, diante da falta de ética. Foi um processo eleitoral difícil. Foi difícil também para os vereadores. Muitos não recebidos, que nada mais eram que resultado da angústia e da indignação da população. Vamos honrar cada voto e a responsabilidade que o povo nos delegou. Sabemos da nossa missão, temos clareza do desafio pela frente. A eleição terminou no dia 15. A partir de agora, partido deixa de existir e nós exercemos o poder emanado pelo povo para prestar serviço.
EM VÍDEO
Confira a cerimônia de diplomação na Íntegra:
Leia mais:
A política de Viamão volta às páginas policiais: 2020 é um ano para jamais ser esquecido
André Pacheco reassume Prefeitura – as cadeiras da incerteza
Operações Capital e Pegadas: Ministério Público cobra mais de R$ 33 milhões de investigados
ENTREVISTA COM VÍDEO | Prefeito eleito de Viamão comenta resultado das urnas e projeta transição
A eleição mais disputada da história de Viamão é também a eleição da vergonha
Valdir Bonatto vence por apenas 320 votos de vantagem: a cobertura completa das eleições no DV