Câmara aprova megaempreendimento na antiga área da Mu-mu

Vereadores aprovaram projeto na tarde de hoje em menos de meia hora de discussão

Depois de uma sessão que não terminou por falta de luz na terça, vereadores aprovaram hoje projeto do governo que dá novo destino à área da antiga fábrica de laticínios

 

Na terça, representantes da família Vontobel estiveram na Câmara. Esperavam acompanhar a votação do projeto que libera o megaempreendimento que planejam para a área da antiga fábrica da Mu-mu, que ainda lhes pertence.

– Queremos uma solução para dar início aos trabalhos na área. É um projeto muito bonito e certamente dará orgulho para Viamão – lembrou João Ávila, amigo da família, falando em nome dos Vontobel.

A sessão que definiria o caso, no entanto, teve de ser suspensa em razão da falta de luz.

Reaberto os trabalhos hoje, toda a tensão se desfez: em menos de meia hora, estava aprovado o projeto – chamado pelo governo como Masterplan Viamão. Votaram a favor do projeto os vereadores Maninho Fauri (PSD), Nadim Harfouche (PP), Dilamar de Jesus e Rui Martins (PSB), Plínio Tiquino (PSDB), Russinho Elias, Carlos Bennech e Joãozinho da Saúde (PMDB), Dédo Machado (PDT), Xandão Gomes (PRB), Eraldo Roggia e Kiko, do PTB, Augusto Giraudo, do PSol, e Leandro Aguirre.

Contra, os vereadores Eliseu Chaves, Serginho Kumpfer e Armando Azambuja, do PT, e Eda Giendruczak, do PDT. Zé Lima, do Solidariedade, estava ausente.

Ao final, foram 15 votos a favor e apenas quatro contrários.

 

O que será feito na área?

 

Em março deste ano, o projeto foi levado pela primeira vez à Câmara a partir de um estudo que prevê mobilidade, centralidade e modelo de ocupação urbana na antiga área da fábrica da Mu-Mu.

O projeto prevê construção de moradias, novos prédios para o Corpo de Bombeiros e CRAS, terminais de ônibus, praça pública e área de lazer. O empreendimento deverá alterar a rotina de mais de 80 mil pessoas da região. No projeto existe a implantação da Perimetral Metropolitana, cujo plano foi anunciado em 2014, pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e tem como objetivo a conexão entre Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha.

Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Viamão prevê projetos de infraestrutura, como a chegada do BRT (Bus Rapid Transit) até o entroncamento de ERS-040 com a avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, além da criação de um corredor exclusivo para os ônibus metropolitanos e de um novo terminal metropolitano na região central.

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Compartilhe esta notícia:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade

Facebook