Depois de uma sessão que não terminou por falta de luz na terça, vereadores aprovaram hoje projeto do governo que dá novo destino à área da antiga fábrica de laticínios
Na terça, representantes da família Vontobel estiveram na Câmara. Esperavam acompanhar a votação do projeto que libera o megaempreendimento que planejam para a área da antiga fábrica da Mu-mu, que ainda lhes pertence.
– Queremos uma solução para dar início aos trabalhos na área. É um projeto muito bonito e certamente dará orgulho para Viamão – lembrou João Ávila, amigo da família, falando em nome dos Vontobel.
A sessão que definiria o caso, no entanto, teve de ser suspensa em razão da falta de luz.
Reaberto os trabalhos hoje, toda a tensão se desfez: em menos de meia hora, estava aprovado o projeto – chamado pelo governo como Masterplan Viamão. Votaram a favor do projeto os vereadores Maninho Fauri (PSD), Nadim Harfouche (PP), Dilamar de Jesus e Rui Martins (PSB), Plínio Tiquino (PSDB), Russinho Elias, Carlos Bennech e Joãozinho da Saúde (PMDB), Dédo Machado (PDT), Xandão Gomes (PRB), Eraldo Roggia e Kiko, do PTB, Augusto Giraudo, do PSol, e Leandro Aguirre.
Contra, os vereadores Eliseu Chaves, Serginho Kumpfer e Armando Azambuja, do PT, e Eda Giendruczak, do PDT. Zé Lima, do Solidariedade, estava ausente.
Ao final, foram 15 votos a favor e apenas quatro contrários.
O que será feito na área?
Em março deste ano, o projeto foi levado pela primeira vez à Câmara a partir de um estudo que prevê mobilidade, centralidade e modelo de ocupação urbana na antiga área da fábrica da Mu-Mu.
O projeto prevê construção de moradias, novos prédios para o Corpo de Bombeiros e CRAS, terminais de ônibus, praça pública e área de lazer. O empreendimento deverá alterar a rotina de mais de 80 mil pessoas da região. No projeto existe a implantação da Perimetral Metropolitana, cujo plano foi anunciado em 2014, pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e tem como objetivo a conexão entre Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha.
Através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Viamão prevê projetos de infraestrutura, como a chegada do BRT (Bus Rapid Transit) até o entroncamento de ERS-040 com a avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, além da criação de um corredor exclusivo para os ônibus metropolitanos e de um novo terminal metropolitano na região central.