Viamão supera a triste marca de 300 infecções por coronavírus. O boletim epidemiológico desta terça-feira (15) aponta sete novos casos da doença, atingindo 305 confirmações desde o início da pandemia. Não houve alteração no total de recuperados: 83.
Mais um paciente morreu – a 30ª vida perdida para a COVID-19 no município. A secretaria da Saúde local não divulgou dados sobre a vítima mais recente, que ainda não consta no levantamento do governo do Estado.
Um dos novos casos positivos no município é o prefeito Russinho. O anúncio foi feito no fim desta manhã. De acordo com a Comunicação da Prefeitura, que mantém contato com os familiares, o chefe do Executivo segue em observação no Hospital Viamão. À tarde, o secretário da Saúde Glazileu Aragonês chegou a afirmar que o estado clínico do chefe do Executivo inspira cuidados.
Às 20h53min, a Prefeitura emitiu um comunicado que o estado de saúde de Russinho é estável. Ainda segundo a Administração, a filha do prefeito, Bruna Elias, afirmou que ele "encontra-se bem, seguindo as orientações médicas" e "preferiu ficar sob cuidados médicos".
Desinfecção
A Comunicação Social da Prefeitura informou que o gabinete do Prefeito foi totalmente higienizado nesta tarde. O rédio da Prefeitura fecha nesta quinta-feira (16) para desinfecção. Serviços essenciais: saúde, zeladoria e assistenciais funcionarão normalmente.
Na sexta-feira (17), as atividades retornam conforme escala de revezamento e home office. As informações serão atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura de Viamão.
Evolução do contágio
Foram 83 dias entre o primeiro paciente positivo, em 21 de março para o 100º, em 12 de junho (média de 1,2/dia). Este número dobrou em 13 dias: do 100º para o 203º em 25/06 (7,9/dia). Agora, passados outros 20 dias, a cidade atinge 305 casos, com média de 5,1 novas infecções a cada novo dia. Do total acumulado de março a julho, a média de recuperados é de 0,7/dia, e 9,84% das confirmações evoluiu para óbito.
O levantamento atual indica 756 pessoas testadas e 192 em recuperação – sendo 172 em isolamento domiciliar e 20 hospitalizadas. 417 suspeitas foram descartadas e 34 aguardam resultados de exames.
Internações
A secretaria da Saúde do município informa que existem pacientes internados no Hospital Viamão ainda em investigação para confirmação de contágio por coronavírus. Na UTI, são dois pacientes confirmados e sete suspeitos. Na internação adulto, são três pacientes confirmados e oito suspeitos.
Números de uma guerra:
Brasil:
– 1.966.748 confirmados (+ 39.924 nas últimas 24 horas)
– 75.366 mortes (+1.233 nas últimas 24 horas)
– 1.255.564 recuperados
– 643.483 em acompanhamento
Fonte: Ministério da Saúde
Rio Grande do Sul:
– 42.239 confirmados (+1.321 em 438 municípios – 88% de 497 municípios)
– 1.101 mortes (+ 41 nas últimas 24 horas)
– 1.714 pacientes em leitos de UTI – de 2.267 disponíveis (75,6% de ocupação)
– 35.388 recuperados
– 5.750 em acompanhamento
Fonte: secretaria da Saúde do RS
Viamão:
– 305 casos
– 30 vidas perdidas
– 83 recuperados
– 192 em acompanhamento
Fonte: secretaria da Saúde de Viamão
Coeficientes de contágio:
Brasil:
935,9/100 mil habitantes
Rio Grande do Sul:
371,3/100 mil habitantes
Viamão:
119,5/100 mil habitantes
Fontes:
http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/
https://www.viamao.rs.gov.br/coronavirus
LEIA TAMBÉM